O 23º Congresso foi realizado em parceria com o Governo do Estado de Paraná, por meio da Secretaria Estadual da Comunicação Social. “Nosso congresso teve nesta edição e na anterior o apoio que buscávamos há anos sem sucesso. Agora temos a garantia de um governo que valoriza a mídia do interior”, enfatizou o presidente da ADJORI/PA, Nilton Pabis.
Reuniu-se em media de 170 pessoas, entre donos de veículos, diretores, jornalistas, publicitários, fotógrafos e colaboradores. A programação contou com palestras, oficinas e mesas redondas que abordaram diversos assuntos, desde linhas de financiamento até projetos gráficos.
“O congresso foi pensado com o intuito de trazer informação e formação não só para os proprietários dos veículos, mas para colaboradores de todas as áreas”, apontou o presidente da Adjori-PR, Nilton Pabis.
O presidente da Adjori Brasil, Miguel Gobbi, que preside a Adjori-SC, também destacou o prestígio dos veículos durante a abertura do congresso: “Vocês são os únicos retratos locais de suas cidades. Aquilo que representam para a sociedade e o gosto pelo que fazem emocionam”.
O congresso ainda foi prestigiado pelo presidente da Adjori do Sergipe, Claudio Vasconcelos, e pelo vice-presidente da Adjori do Rio de Janeiro, Pablo de Freitas.
O secretário estadual de Trabalho, Renda e Economia Solidária, Luiz Claudio Romanelli, e o prefeito de Cornélio Procópio, Frederico Alves, completam a lista de autoridades presentes na abertura do evento.
Palestras e oficinas
Com o objetivo de aperfeiçoar e a profissionalizar os jornais e revistas do interior do Estado, o congresso trouxe uma série de palestras, oficinas e mesas redondas. O mercado digital e as tendências da diagramação foram alguns dos temas abordados.
Entre os palestrantes, o congresso recebeu o gerente de mercado da Fomento Paraná, Antônio Mileck, o secretário de Representação do Paraná, Amauri Escudero Martins, e o diretor do jornal catarinense Metas, José Roberto Deschamps.
Em uma mesa redonda com os donos de jornal, no sábado (21/09), o secretário estadual da Comunicação Social, Marcelo Cattani, garantiu a continuidade do apoio do governo: “O governador Beto Richa nos deu uma missão clara de valorizar e buscar uma política de aproximação com os veículos de comunicação de todas as regiões do Paraná”.
O secretário conversou com os proprietários dos veículos sobre o dia a dia das redações e as demandas de cada região, tanto na área da comunicação como questões relacionadas à infraestrutura, saúde e segurança. “Queremos ser um canal de ligação entre os veículos e as comunidades, pois a capilaridade e a circulação fazem dos jornais e revistas do interior os melhores veículos para se comunicar com o povo paranaense”, disse Cattani.
Sobrevivência
Com o avanço das mídias digitais, o jornal impresso vai acabar? Esta foi uma questão recorrente no congresso. Se depender dos números da Adjori-PR, a resposta é não.
O crescimento da associação aponta para um cenário otimista: o número de associados e de participantes do congresso aumenta significativamente a cada ano, assim como o número de publicações inscritas no Prêmio Adjori-PR de Comunicação, premiação anual que elege os melhores trabalhos realizados pelos associados em diversas categorias.
“Todos os anos recebemos novos associados. Alguns são jornais novos que estão chegando ao mercado, outros já têm história e se associam em busca de apoio e aperfeiçoamento. Ou seja, isso mostra que a mídia impressa local não vai acabar. Pelo contrário, está expandindo e evoluindo”, concluiu o presidente Nilton Pabis.
“O jornal e a revista não morrerão enquanto levarem uma informação de qualidade ao leitor. A mídia de capilaridade dos veículos do interior, que produz conteúdo local exclusivo, sempre terá seu espaço. Afinal, eles trazem o que não sai nas mídias digitais, nem nos grandes jornais”, acrescentou.
Por: Gabriela Siqueira, para a Adjori-PR