No dia 23 de março, nove mil atletas celebrarão o aniversário da capital sergipana esbanjando saúde e bem-estar nos percursos de 5 km, 10 km e 24 km. Comparada à última edição, esta terá três mil participantes a mais, o que representa um aumento de 50% no número de atletas inscritos no evento. Além disso, quase 90% das vagas foram preenchidas por corredores sergipanos.
Para a realização desse marco, a maior corrida de rua do Norte e Nordeste, realizada pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), teve um investimento total de R$1.300.000,00, sendo o maior dos últimos seis anos. Desse valor, R$200 mil serão dedicados às premiações, montante que representa o dobro da edição anterior.
O secretário da Sejesp, Sérgio Thiessen, ressalta a importância da corrida para o calendário sergipano. “Esta corrida é a paixão de muitos atletas, não só de Aracaju, mas de pessoas de outros estados. Isso ficou claro com a alta procura que tivemos nesta edição, sendo necessário ampliar o número de vagas para além do previsto, que inicialmente era de oito mil, justamente porque os corredores não querem deixar de participar dessa prova. Por isso, desde o ano passado estamos planejando cuidadosamente cada detalhe para que os participantes tenham a melhor experiência, com diversão e segurança”, relata o gestor.
Entre os atletas sergipanos inscritos na prova está o professor universitário Antenor Silva, de 37 anos. Nascido em Aracaju, ele avalia que o recorde no número de inscritos este ano é reflexo do investimento da gestão municipal e considera o evento como uma forma de atrair mais turistas para a cidade.
“Quanto mais a Prefeitura de Aracaju se preocupa com o investimento em, por exemplo, premiações, mais a gente vai ganhando novos adeptos e mais pessoas vem ao nosso estado, à nossa cidade, em busca desses campeonatos. Com isso, por sua vez, Aracaju fica conhecida nacionalmente por essas pessoas que viajam para correr. Então, isso fortalece muito a corrida de rua, por atrair novos atletas para superar seus limites e, também, estimular a competição”, disse o profissional de Educação Física, que correrá o trajeto de 24 Km.
Edson Galdino, de 41 anos, diz que essa será sua oitava participação na Corrida Cidade de Aracaju. O atleta, que treina com acompanhamento de assessoria esportiva buscando melhor desempenho, reforça sobre o incentivo que o evento oferece aos que se preparam para este momento.
“Nunca tivemos uma corrida de rua com esse número de inscritos, com certeza é a maior competição da modalidade no estado. Isso só mostra o quanto o esporte está crescendo. Além do mais, com o aumento da premiação aos atletas, o evento se torna mais um atrativo para que a corrida tenha competidores de ponta e que venham vislumbrar a prova desafiadora que é a Corrida Cidade de Aracaju”, afirmou o microempreendedor.
Pensando no conforto dos atletas, a Prefeitura de Aracaju disponibilizará 12 pontos de hidratação durante o percurso; kit de lanche para reposição nutricional dos atletas; e 30 ônibus para translado dos corredores aos pontos de largada. Além disso, o posto médico, montado na linha de chegada, e 15 ambulâncias estarão à disposição para prestar atendimento aos participantes.
Foto: Marcelle Cristinne/Secom
Por: Agência de Notícias de Aracaju