O Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), registrou no final de semana (24 a 26 de setembro), atendimento a 500 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que buscaram assistência médica no Pronto Socorro da unidade. Desse total, 76 pacientes precisaram ficar internados para novos procedimentos, administração de medicamentos, realização de exames e reavaliação médica. Entre os motivos que fizeram essas pessoas buscarem ajuda no hospital, o trauma e a baixa complexidade fazem parte da estatística.
A sala de Sutura e o consultório da Ortopedia, totalizaram 135 atendimentos neste período. A área azul (considerada de baixa complexidade) somou 130 atendimentos, já os consultórios do Otorrino e Oftalmo registraram 60 usuários atendidos. O Hospital Pediátrico Drº José Machado de Souza, contabilizou 123 atendimentos durante o final de semana e desse total, 5 pequenos pacientes precisaram ficar internados. O ambulatório de Retorno contabilizou nesse período 35 atendimentos.
Um deles foi J.A.A, 10, o pequeno paciente brincava com amigos de bola na porta de casa quando se acidentou e acabou caindo e batendo com a cabeça. Como ele ficou sonolento e se queixando de dor de cabeça, a mãe da criança resolveu levá-lo ao hospital para realização de exames e avaliação médica. “Fiquei muito assustada quando os amigos vieram correndo avisar, por isso, não pensei duas vezes e do jeito que ele estava eu corri para o hospital. Graças a Deus ele está bem e o exame não deu nada de anormal”, declarou a vendedora e mãe da criança, Maria Aparecida Alves.
Além de 29 vítimas com dor abdominal, o Huse também registrou nesse período 18 vítimas por acidente motociclístico, 7 vítimas por acidente automobilístico, 4 vítimas por atropelamento, 41 vítimas por queda, 22 pessoas com sintomas de febre, entre outros diagnósticos que buscaram por assistência médica no Huse.
Ascom: SES