A Academia de Polícia Civil (Acadepol) vai realizar entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro o Curso de Primeiras Respostas em Ocorrências Envolvendo Bombas e Explosivos. A capacitação será conduzida pelo capitão Érico de Carvalho, comandante da Companhia Antibombas do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Estado da Bahia (Bope).
O curso, que conta com carga-horária de 60h, treinará 40 policiais civis e militares previamente inscritos para atuarem de forma técnica e segura em ocorrências que envolvam artefatos explosivos, de modo a garantir autoproteção e proteção de terceiros inseridos em cenário crítico desta natureza.
A capacitação será desenvolvida por meio de instruções teóricas e práticas, com simulação de eventos reais e/ou hipotéticos e possibilitará aos alunos identificar diferentes tipos de artefatos explosivos, conhecer a função e periculosidade de cada um, além de identificar ameaças e evitar acidentes.
Para Adriano Bandeira, vice-diretor da Acadepol, o curso é de grande relevância para que o policial possa conhecer o tipo de material com que pode estar lidando e agir de forma correta. “É importante que o profissional de Segurança Pública evite acidentes que ponham em risco a própria vida e a de outras pessoas. Além disso, é uma grande honra para a Acadepol poder contar com a experiência dos policiais da Companhia Antibombas do Bope da Bahia, porque eles são referência nacional nesse conteúdo”, destacou.
Fonte: SSP/SE