O governador Belivaldo Chagas transmitiu na tarde de sexta-feira, dia 1º de junho, o comando do Governo do Estado ao presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, desembargador Cezário Siqueira Neto. O ato ocorreu no Palácio de Despachos, na Avenida Adélia Franco. Cezário Siqueira responderá interinamente pelo governo até o próximo dia 06 de junho.
O governador se ausentou do Estado para tratar de assuntos de saúde em São Paulo. Em abril de 2017 o governador retirou três sinais de carcinoma baso celulares benignos e deveria ter se submetido a exames revisionais de rotina após seis meses, o que não ocorreu.
Agora, passado pouco mais de um ano, ele irá realizar o exame denominado ‘Dermatoscopia Digital do corpo total’, em São Paulo, pelo fato desse procedimento não ser realizado em Sergipe.
Ao assinar o ato de transmissão de cargo, Belivaldo Chagas presenteou o governador interino com uma caneta, para demonstrar que está passando o cargo com todas as prerrogativas e que este assume em sua plenitude. “Ele vai estar governador conforme previsto na Constituição, com o direito de administrar o Estado sem nenhuma recomendação. Estou passando uma caneta com tinta”, enfatizou.
Belivaldo afirmou que viaja tranquilo por saber que o Estado está muito bem representado. “Com o impedimento do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Luciano Bispo, de assumir interinamente o governo por motivos eleitorais, temos a felicidade de ter um homem do bem e de bem no Tribunal de Justiça, capaz de assumir qualquer cargo em qualquer lugar no Brasil. É um homem probo, competente, presidente do Tribunal de Justiça, que está mais do que habilitado para assumir esse cargo”, enfatizou.
Ao tomar posse no cargo de governador interino, Cezário Siqueira Neto fez uma homenagem ao seu tio, José Ribeiro Bomfim. O seu tio foi prefeito de Propriá na década de 1970. Para ele, é um exemplo de homem público. “Exerceu as funções e bem soube se conduzir. Nunca se desviou do que preceitua a Constituição Federal. Sem apego ao cargo ou as benesses do que ele poderia ter usufruído, fato que muito me orgulha”, revelou.
Assumir o Governo de Sergipe interinamente para Cezário Siqueira, é um motivo de orgulho. “Não porque vou exercer as funções de governador, mas principalmente porque transmite a confiança e a boa relação que existe entre os três Poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário. Qualquer presidente de Tribunal que venha exercer interinamente o Governo do Estado se sente feliz, se sente honrado, porque não é apena uma homenagem ao desembargador, mas uma homenagem ao próprio Tribunal de Justiça e ao Poder Judiciário como um todo”, ressaltou
BIOGRAFIA
O desembargador Cezário Siqueira Neto nasceu em Propriá em 12/03/1961. Formou-se em Direito pela UFS. Iniciou a carreira como assessor de desembargador no TJSE, até ser aprovado em concurso para promotor de Justiça, em 1988. No ano seguinte, obteve aprovação em concurso para juiz, começando a exercer as funções em 26/12/1989, na Comarca de Boquim.
Foi presidente do TRE/SE de 2014 a 2016 e assumiu a Presidência do TJSE em 01/02/2017. Esta é a primeira vez que o desembargador assume o comando do Estado. Cezário Siqueira Neto foi presidente da Escola Superior de Magistratura do Estado de Sergipe em 2012.
No último dia 21 de maio, o desembargador recebeu da Câmara Municipal de Aracaju o título de cidadão aracajuano.
PRESENÇAS
Compareceram ao ato o procurador Geral de Justiça, Roney Almeida; secretários de Estado; deputado estadual Garibaldi Mendonça; secretário de Finanças do Município, Jefferson Passos, representando o prefeito Edvaldo Nogueira; tenente coronel José Fernandes Carneiro, comandante do 28º BC, amigos e familiares do desembargador.
Reprodução: www.imprensa1.com
Por: http://agencia.se.gov.br/noticias/governo/belivaldo-chagas-transmite