A Secretaria de Estado da Agricultura do Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), iniciou a distribuição de sementes para agricultores familiares.
Serão mais de 40 toneladas de sementes de grãos (milho, feijão, sorgo e hortaliças), distribuídas em diversos municípios, aproveitando o período de plantio agora, entre final de maio e início de junho.
Diferente dos anos anteriores, este ano, as sementes foram adquiridas através de parcerias com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e com a empresa Di Solo, distribuidora de sementes certificadas. Tradicionalmente, as sementes distribuídas pelo Governo de Sergipe eram adquiridas a partir do Fundo Estadual de Combate à Pobreza, cujos os recursos, este ano, estão sendo aplicados em ações de enfrentamento à pandemia, como o Cartão Mais Inclusão e, dentro em breve, o Programa de Aquisição de Alimentos.
Com todos os cuidados recomendados pelas organizações de saúde para a prevenção do contágio pelo do novo coronavírus, a primeira etapa da distribuição começou na quinta-feira (28), nos municípios de Canindé de São Francisco e Poço Redondo. As sementes da primeira entrega foram do lote doado pela Embrapa (800 kg de milho e 800 kg de sorgo), que são fruto do projeto Lagos do São Francisco, resultado de parceria com a Chesf e que, em Sergipe, conta com o apoio da Seagri e das prefeituras dos municípios atendidos. Segundo o secretário de Estado da Agricultura, André Luiz Bomfim Ferreira, a segunda etapa do Programa de Distribuição de Sementes, que contempla outros municípios, vai acontecer na primeira semana deste mês de junho.
Fonte: ASN