Oito pessoas morreram e três foram presas na “Operação Rubicão” , desencadeada nas primeiras horas desta sexta-feira, 18. pela Secretaria da Segurança Pública para capturar os responsáveis pela morte do capitão Manoel Oliveira, então comandante da Companhia Integrada de Patrulhamento em Áreas de Caatinga.
O Complexo de Operações Policiais Especiais (Cope), se baseou nas informações passadas pelo 181 e pelas diligências realizadas na investigação policial. Oliveira, como era chamado o comandante da caatinga mantinha relação com um trabalho da Secretaria da Segurança Pública contra pistolagem e o tráfico de drogas em parte na região Norte da Bahia e alto sertão de Sergipe.
Oito elementos morreram em confronto com a polícia, sendo 2 mortes em Aracaju, 2 em Poço Redondo, 2 em Barreiras (BA) 1 em Luiz Eduardo Magalhães (BA), 1 em Paulo Afonso na Bahia.
Um dos mortos foi o ex-policial Antônio Braz, que participou o crime que matou o Deputado Joaldo Barbosa. Braz foi localizado pelos policiais do COE no Loteamento Marivan, Bairro Santa Maria, zona sul da Capital. Ele resistiu a voz de prisão e foi baleado. Ele estava com seu cunhado, de pre-nome Edu, que também foi alvejado. Os dois foram levados ao HUSE mas não resistiram e morreram.
Outro suspeito morto em confronto foi o homem de pré-nome Jackson, apontado pela polícia como o líder da organização criminosa responsável por crimes de tráfico de drogas e pistolagem. Ele teria sido o principal executor do Capitão Oliveira, dando vários chutes no corpo e dando os tiros fatais contra o oficial.
Possivelmente esse grupo criminoso tem envolvimento com outros crimes na região de Carira (Presidente da Câmara de Carira-SE), em Coronel Sá, Paulo Afonso, Pedro Alexandre (BA) e outros…Geraldo Barbosa e Petrônio foram algumas das vítimas do grupo que tinha como líder o Jackson.
De acordo com outras notícias já vinculadas por meios da Imprensa, esse grupo de pistolagem já tinha até tabela de valores para mortes. Edu, Brás, Jackson, Zé, dentre outros são os executores dos crimes. Estão sendo trazidos ainda de Barreiras na Bahia mais 3 presos, suspeitos de participarem do bando.
Por que Operação Rubicão?
Este era o nome de um rio italiano que não poderia ser atravessado pelas tropas romanas por conta de uma lei, mas, ao ser afrontado, Júlio César decide fazê-lo e sua ação culmina numa guerra civil. A expressão “atravessar o Rubicão” significa a tomada de uma decisão perigosa, pensar grande, ou ainda, ultrapassar fronteiras, defrontando-se com um caminho duvidoso e potencialmente perigoso.
Imprensa1.com
SSP/SE
Foto: TNH