O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira participou, na noite dessa quinta-feira, dia 03, da abertura oficial do 8º Congresso Norte/Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde, sediado pela primeira vez em Aracaju, no Centro de Convenções Am Malls, localizado na avenida Tancredo Neves, Bairro Inácio Babosa.
O evento reúne mais de 3.500 gestores, de todo o país, até o próximo sábado, dia 5, com o intuito de ampliar os debates sobre as perspectivas de políticas de saúde para as cidades.
Ao participar da abertura, que contou com a presença do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, Edvaldo destacou a relevância do congresso “para a construção de uma saúde mais eficiente para os brasileiros”.
“Este é um encontro de máxima importância. É aqui que os secretários do Norte, Nordeste e outras regiões do país tratarão dos desafios da saúde pública em busca de novos caminhos. O SUS foi fundamental para que o povo tivesse o mínimo de acesso à saúde, para que pudesse ter uma porta aberta para o tratamento digno e ele precisa ser fortalecido. E isso só será possível se todos contribuírem. Ninguém constrói um sistema desta magnitude com uma opinião única. Cada contribuição é importante e os gestores, aqui presentes, têm grande responsabilidade neste processo”, afirmou o prefeito.
Presente na solenidade, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse ser um defensor do Sistema Único de Saúde. Ele também destacou as ações do atual governo, como a ampliação dos recursos para a Atenção Primária. “São R$ 25 bilhões destinados para a Atenção Primária, recursos que chegam para os municípios, a partir do cumprimento das metas de cada cidade”, salientou.
Programação
A oitava edição do Congresso Norte/Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde teve início na manhã desta quinta-feira, dia 3, no Centro de Convenções, com palestras, oficinas e seminários. Até o próximo sábado, dia 5, os inscritos estarão reunidos para discutir sobre os principais temas que permeiam o Sistema Único de Saúde, SUS, entre eles: Atenção Básica; Mortalidade Materna e Infantil; Telessaúde; Vigilância; Governança e PRI; Judicialização; Especificidades Regionais; Saúde indígena; Educação Permanente em Saúde; Residências em Saúde; Saúde Digital; Assistência Farmacêutica e Financiamento.
Reprodução: www.imprensa1.com
Fonte: https://www.aracaju.se.gov.br/noticias/9770
Foto: PMA/SE