Se nas margens do São Francisco nasceu a beleza, ela com certeza se espalhou por todo seu percurso e escondeu em meio às suas águas uma das maiores maravilhas naturais do nordeste.
Quem visita Sergipe tem muitas opções de passeios próximos à capital, Aracaju. Um dos mais indicados pelos moradores locais e guias turísticos da região é o Cânion do Xingó, localizado no sertão do Estado, a 213 km da capital.
Além de ser o quinto maior do mundo, é o maior navegável, formado por belas rochas areníticas que parecem ter sido talhadas à mão.
Para visitar o cânion é preciso navegar 17 km pelo Rio São Francisco a partir da cidade de Canindé de São Francisco. De um lado está Sergipe e do outro, Alagoas.
Diversas belezas naturais são vistas por quem viaja nas águas do Velho Chico entre esses dois estados.
O passeio pode ser feito de lancha, por duas horas, ou de catamarã.
Ambos saem do dique 2 do lago de Xingó, em um restaurante que serve deliciosas porções e pratos com preço médio de R$ 30. Se optar em ir de catamarã até o cânion, o passeio dura cerca de três horas.
No percurso, os turistas ouvem músicas típicas nordestinas, como o forró, e são guiados pela tripulação para ver alguns locais importantes durante o trajeto.
O catamarã vende bebidas e porções. No meio do caminho, os turistas podem observar uma demonstração da fé dos moradores do nordeste: uma imagem de São Francisco colocada em meio às rochas, em 1996.
Ao longo do trajeto também há diversas amostras do que se verá no cânion: belíssimos paredões rochosos esculpidos pelo tempo e pelo clima que, por diversas vezes, parecem ter formas perfeitas, como de alguns animais, a exemplo do Morro dos Macacos.
Fonte: http://viagem.uol.com.br