A Defesa Civil de Aracaju, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), permanece em atenção à instabilidade atmosférica que vem ocasionando chuvas na capital. Com alerta em vigor até o final da tarde desta quarta-feira, 13, o monitoramento, especialmente em áreas de risco, ocorre de maneira intensificada.
De acordo com o monitor de chuva da capital, nas últimas 48h, o acumulado registrado foi de 42,6 milímetros. Já nas últimas 24h foram 30,8 milímetros, enquanto nesta quarta-feira, até o momento, o volume de chuva corresponde a 24 milímetros.
“A precipitação máxima em uma hora foi de 11 milímetros, o que demonstra a incidência de chuva com intensidade de fraca a moderada, de forma bem distribuídas”, indica o coordenador geral da Defesa Civil, Robson Rabelo.
Com base nos dados de previsão meteorológica fornecidos pela empresa Geoclima, contratada pela gestão municipal para composição no sistema ClimAju, há perspectiva de continuidade da instabilidade, hoje, e, na quinta-feira, 14, apesar da nebulosidade, deve ocorrer menor volume de chuva.
Desde a emissão do alerta, através do serviço SMS 40199, não houve registro de ocorrências relacionadas as chuvas.
“Essa chuva distribuída, aliada às ações preventivas desenvolvidas pela Prefeitura de Aracaju, não favorece a ocorrência de pontos de alagamentos. Porém, após 24 horas de precipitações, mesmo de baixa intensidade, tende a ocorrer a saturação do solo e mantemos atenção a possibilidade de pontos de deslizamentos de terra, motivo pelo qual redobrados nossas atenções nessas áreas de risco”, frisa o coordenador da Defesa Civil.
Com Informações: Defesa Civil