Nesta terça-feira, 7, o movimento ‘ Não Pago’ mobilizou alunos através das redes sociais no centro comercial da grande Aracaju.
Contando com a participação de entidades estudantis e comunidade civil, em torno da questão do aumento da passagem do transporte urbano coletivo.
Os estudantes consideram abusivos os aumentos, a passagem de R$ 2,25 passaria a R$ 2,50.
Segundo a classe estudantil, o transporte público está fadado ao fracasso, são problemas de infraestrutura nos terminais de integração, ônibus sucateados colocando em risco a vida devido ao anos de circulação e de manutenção mecânica, falta de capacitação dos funcionários das empresas, para lidar com os mais variados públicos, como: crianças, idosos, mulheres gestantes e as pessoas com deficiências e etc.
A comunidade estudantil fez o apelo pelo congelamento da tarifa, melhores condições do transporte público, participação popular na licitação e um discurso democrático sobre o aumento na Câmara Municipal de Vereadores de Aracaju (CMA), conforme lei.
O Ato que estava pré-determinado que acontecesse no terminal da Rodoviária Velha, o objetivo do movimento era fechar as entradas, no entanto, agentes do Sistema de Transporte de Transito de Aracaju (SMTT), colocou agente nos locais, com o reforço da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), os policiais estavam fortemente armados, o que não intimidou os estudantes, que com esse bloqueio saíram pelas principais ruas do centro, entregando informativos sobre as principais reivindicações.
O Comandante do Policiamento Militar da Capital (CPMA), Enilson Aragão, classificou com tranquila e pacifica o momento idealizado pelos alunos. “Uma manifestação apenas com cartazes e a desejo por transporte público mais justo”, disse Aragão.
O Movimento ‘ Não Pago’ pretende realizar outras manifestações nos próximos dias.
Por Andréa Lima
FOTOS