Sempre engajada em pautas que envolvem as mulheres, a vereadora Emília Corrêa (Patriota) protocolou um Projeto de Lei (PL) 135/2022, que institui o “Dia Municipal da Prematuridade”. Celebrado em 17 de novembro de cada ano, a intenção é que o dia seja dedicado a atividades e mobilizações de enfrentamento ao parto prematuro.
“A prematuridade é um problema de saúde pública no Brasil e segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) é a primeira causa de mortalidade infantil no mundo. Além disso, o nascimento prematuro deixa marcas psicológicas na mãe, principalmente, e é o principal causador de sequelas nos recém-nascidos”, justifica a autora.
Emília reforçou, ainda, o principal objetivo da propositura e exemplificou como serão desempenhadas as ações, caso o projeto seja aprovado na Casa. “Primeiramente, falo aqui da importância dessa causa e, além de torcer, quero pedir o apoio dos demais colegas para aprovarmos. No mais, o foco será a prevenção do nascimento antecipado a conscientização sobre os riscos envolvidos, assim como assistência, proteção e promoção dos direitos dos bebês prematuros e suas famílias. Nessa data poderão ser desenvolvidas ações como palestras e atividades educativas, campanhas na mídia, com toda amplitude e seriedade que o assunto requer”, explicou a vereadora.
Reprodução: Portal Imprensa1
Por: Andrea Lima/Ascom