O vereador Dr. Manuel Marcos (PSD) destacou na manhã desta quinta-feira, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o Dia Mundial da Prematuridade comemorado hoje, 17.
De acordo com o médico ginecologista e obstetra, mais de 340 mil bebês nascem prematuros todo ano no Brasil, número que equivale a 931 nascimentos por dia ou 6 pré-termo a cada 10 minutos. Os dados são do Ministério da Saúde (MS) publicados no último dia 7 de novembro.
“Mais de 12% dos nascimentos no país acontecem sem a conclusão da gestação, ou seja, antes de completar 37semana. Estamos no novembro Roxo – Campanha de Conscientização da Prematuridade – precisamos alertar as mulheres sobre a necessidade de fazer o pré-natal. Devemos alertar as famílias sobre o risco de morte quando o bebê nasce prematuro”, esclareceu o médico vereador.
Dr. Manuel Marcos destacou ainda a importância de divulgar o novembro Roxo. “É preciso informar a população e chamar atenção dos governantes, dos gestores público, para o tema. Refletir sobre a qualidade do atendimento oferecido aos prematuros e às suas famílias. Criar políticas públicas de prevenção, humanização e oferecer tratamentos adequados desde o pré-natal. São 44 anos fazendo partos e atendendo mulheres que não têm informação sobre os perigos de uma gestação não assistida”, alertou.
Reprodução: Portal Imprensa1
Por: Marta Costa/Ascom