Fazer conversão à direita ou à esquerda em locais proibidos pela sinalização é considerada infração grave pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), sendo aplicada uma multa de R$195,23 e acréscimo de 5 pontos na CNH do infrator.
Para evitar que esse tipo de infração aconteça e também para diminuir os riscos de sinistros, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju tem realizado fiscalização rotineiramente em locais específicos.
O cruzamento da avenida Nestor Sampaio com a Augusto Franco, da avenida Pedro Calazans com a rua Maruim, e na avenida José Conrado de Aracaju, próximo ao acesso a ponte Aracaju/Barra, por exemplo, são algumas das regiões que têm recebido uma maior atenção dos agentes.
O coordenador de Trânsito da SMTT, Erbert Zuzarte, faz um alerta sobre o perigo da conversão em local proibido. “Quando o condutor não respeita a sinalização e faz a conversão irregular, além de gerar a penalidade, ele oferece riscos de sinistros de trânsito. Por isso, temos intensificado a fiscalização em pontos específicos da cidade para coibir essa prática perigosa para o trânsito”, disse.
Erbert destaca ainda a importância do respeito às leis e sinalizações, pois, ressalta ele, “o condutor pode entrar em uma contramão, por exemplo, e colidir frontalmente com outro veículo ou até causar um atropelamento”.
“Estamos atentos, fazendo fiscalizações e monitoramentos em pontos críticos, mas é preciso também que os condutores sejam conscientes e tenham boas práticas no trânsito. O desrespeito às sinalizações pode tirar uma vida ou causar um grave sinistro de trânsito”, finaliza o coordenador de Trânsito da SMTT.
Por: SMTT/Aracaju