O Dia Mundial da Alimentação, comemorado no último domingo, dia 16 de outubro, foi o assunto tratado pela deputada estadual Ana Lúcia (PT) no pequeno expediente da sessão plenária desta segunda-feira, 17.
A deputada falou sobre a importância de políticas de segurança alimentar e de combate à fome, implantadas em todo o país.
“Hoje a Seids tem uma nova estrutura que é fruto da política implantada pelo Governo Lula”, avaliou.
A formulação de uma política estadual de segurança alimentar, estabelecida pela lei 6.524, de 5 de dezembro de 2008, foi uma importante conquista para Sergipe, construída pelas diversas entidades que compunham o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEAN), no período em que a atual professora e deputada estadual Ana Lúcia estava à frente da Secretaria de Estado de Inclusão e Desenvolvimento Social (Seids). A lei estabelece o dever do Poder Público e a responsabilidade das pessoas, empresas, famílias, entidades sem fins lucrativos e toda sociedade na efetivação da Segurança Alimentar e Nutricional como direito fundamental da pessoa humana.
À frente da Seids, Ana Lúcia pôs em prática o projeto do Ministério de Desenvolvimento Social “Multiplicando Saberes” que teve o objetivo de promover a educação em segurança alimentar e nutricional.
Nas regiões do Alto-Sertão, Baixo São Francisco, Centro-Sul, Leste, Baixo São Francisco, Agreste e Grande Aracaju foram realizadas oficinas que mostraram o valor nutricional dos alimentos e como usá-los de forma adequada para uma alimentação saudável e, principalmente, barata. Ainda na Seids, Ana Lúcia elaborou e aprovou projeto de uma Cozinha Comunitária no bairro Santa Maria, com a meta de distribuir 200 refeições por dia ao preço de R$1,00 e nos horários livres, a cozinha daria espaço para oficinas, seminários, palestras sobre inclusão produtiva e alimentação saudável.
Fonte: Iracena Corso/ Assessoria