Nesse sábado, dia 11 de fevereiro de 2023 , o monsenhor José Genivaldo Garcia, tomou posse como Bispo. A celebração de Ordenação Episcopal aconteceu no Ginásio Constâncio Vieira, em Aracaju, sob a presidência do arcebispo emérito, dom José Palmeira Lessa. Foram consagrantes o arcebispo metropolitano de Aracaju, dom João José Costa, e o arcebispo do Ordinariato Militar do Brasil, dom Marcony Vinícius Ferreira.
A cerimônia também foi enriquecida com a presença dos pais – Júlio Vieira Garcia e Everaldina Ferreira Santos -, irmãos e demais familiares do novo bispo de Estância.
O monsenhor Genivaldo Garcia, foi eleito pelo papa Francisco, no dia 30 de novembro de 2022, como bispo diocesano de Estância-SE.
Aptidão para o ministério episcopal
Itinerário sacerdotal
O novo membro do colégio episcopal brasileiro nasceu em Cumbe-SE, em 24 de agosto de 1968. Aos quatro meses de idade passou a residir, com sua família, em São Miguel do Aleixo-SE. Em 8 de janeiro deste ano celebrou 29 anos como ministro ordenado. Nos últimos sete anos, exerceu o ofício de pároco da paróquia Bom Jesus dos Navegantes (Bairro Atalaia Velha, Aracaju).
Dom Genivaldo fez um agradecimento especial a todas as pessoas – familiares, amigos, sacerdotes e bispos – que o ajudaram a percorrer o seu longo e desafiador itinerário sacerdotal, especialmente nas horas mais difíceis. Enfatizou que os três últimos arcebispos metropolitanos de Aracaju deram decisiva contribuição para que pudesse alcançar a plenitude do ministério sacerdotal: dom Luciano Cabral Duarte, dom José Palmeira Lessa e dom João José Costa.
Primeiros compromissos como bispo
A primeira Missa de dom Genivaldo ocorrerá neste domingo, às 19h, na paróquia Bom Jesus dos Navegantes.
Sua posse canônica, como bispo de Estância, será no dia 25 de fevereiro, às 17h, na Catedral Diocesana Nossa Senhora de Guadalupe.
Reprodução e adaptação: Portal Imprensa1
Por: https://www.arquidiocesedearacaju.org/post/igreja