O serviço conta com o apoio de uma viatura de Suporte Avançado (USA), uma unidade de Suporte Básico (USB), uma equipe da Central de Regulação de Urgências (CRU), suporte operacional, além dos profissionais de saúde que dão apoio durante o atendimento nos postos médicos
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), órgão da Secretaria de Estado da Saúde (SES), está oferecendo assistência à população durante a realização do Projeto Verão, realizado neste fim de semana na Orla da Atalaia e Orla Pôr do Sol, com uma programação recheada de apresentações musicais, esportivas e culturais.
As equipes estão concentradas na Avenida Santos Dumont, prestando atendimentos de urgência e emergência aos participantes do evento que forem acometidos a agravos de saúde. Além disso, o serviço conta com o apoio de uma viatura de Suporte Avançado (USA), uma unidade de Suporte Básico (USB), uma equipe da Central de Regulação de Urgências (CRU) e suporte operacional.
O enfermeiro do Samu 192 Sergipe Francivaldo Oliveira explica como o serviço tem sido feito. “O Samu está presente nestes eventos para fazer a remoção dos pacientes que são triados pelos médicos do posto e, consequentemente, passam pelo Samu, que faz a transferência dessas pessoas para os hospitais onde serão avaliados”, explica.
Quanto à operacionalização, os foliões podem contar diariamente com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, estagiários de Medicina e Enfermagem, totalizando 28 profissionais nas equipes operacionais que dão suporte durante o evento.
Já a médica do Samu 192 Heloísa Lázaro ressalta os principais tipos de ocorrência durante o atendimento. “Normalmente, devido à aglomeração de pessoas, pode ter acidentes, pois podem cortar o pé, passar mal no calor, pressão alta, violência e outros. Mas estamos preparados para qualquer tipo de agravo de saúde”, conta.
Foto: Flávia Pacheco
Reprodução e adaptação: Portal Imprensa1
Por: https://saude.se.gov.br/samu-192-sergipe-atua-c