O Carnaval é uma festa popular e todos têm o direito de aproveitar as festividades tradicionais da época. Porém, a Polícia Militar lembra que continua valendo o alerta para a prática da perturbação de sossego, já que existem pessoas que podem estar doentes, trabalhando durante o período carnavalesco ou que simplesmente não gostam de som alto.
As denúncias sobre ocorrências de perturbação do sossego podem ser feitas à PM por meio do telefone 190, que é operado pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp). Os operadores da unidade estarão de prontidão para o atendimento às ocorrências que demandem a segurança pública, inclusive as práticas de perturbação do sossego.
O diretor do Ciosp, major Daniel Couto, faz o alerta sobre a prática. “Essa prática é uma contravenção penal. Por isso pedimos que, se a pessoa for utilizar um som, coloque o volume em uma altura razoável, pratique a resiliência, a empatia, que se coloque no lugar do outro”, disse.
“O Ciosp já tem o levantamento estatístico e percebemos que há praticamente o dobro de ocorrências em um fim de semana de Carnaval em relação a um fim de semana normal. Normalmente, no fim de semana são 600 ocorrências e no fim de semana de Carnaval aumenta para em torno de 1.200 ocorrências de perturbação do sossego”, revelou.
A PM reforça que as equipes da corporação estarão de prontidão para o atendimento às ocorrências criminais que porventura venham a ocorrer durante o período carnavalesco de 2023, incluindo as ocorrências de perturbação do sossego, que podem resultar na apreensão do aparelho sonoro.
Por: PM/SE