Toda segunda-feira, Leila Érica chega com seu filho Emanuel para a terapia no Centro Especializado em Reabilitação Raimundo Aragão. O menino adora brincar com jogos e pular na mini cama elástica e é com esses e outros métodos lúdicos que a equipe multiprofissional do Centro realiza seu tratamento. A mãe começou a desconfiar dos sintomas de autismo de Emanuel aos dois anos e cinco meses – foi quando o levou ao posto de saúde mais próximo.
Hoje, dia 02 de abril, é comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data foi estabelecida em 2007 e tem o intuito de difundir informações sobre autismo para a população, para resultar na diminuição do preconceito e das violências em torno de pessoas que integram o espectro autista. No Brasil, estima-se que o número de pessoas dentro desse espectro seja de dois milhões, enquanto no mundo a Organização das Nações Unidas (ONU) acredita que haja cerca de 70 milhões de pessoas com autismo. Para Leila, a informação sobre o tratamento foi essencial para o desenvolvimento e a qualidade de vida de seu filho.
O município de São Cristóvão conta com dois centros de especialidades voltados para o atendimento da população autista e com outras necessidades: o Raimundo Aragão, frequentado por Leila e Emanuel, que fica no bairro Lourival Batista, e o Centro de Especialidades Lourdes Vieira de Araújo, localizado no bairro Rosa Elze. Ambos oferecem atendimento de neuropediatria e fonoaudiologia, além de contar com os serviços da Equipe Multiprofissional de Atenção Especializada em Saúde Mental (EMAESM), com profissionais de psicologia, psiquiatria, fisioterapia, nutrição e assistência social.
Após o atendimento no posto de saúde, Emanuel passou por uma triagem e foi encaminhado ao atendimento no Centro de Reabilitação. De acordo com Iandra Geovana Dantas, gerente do Centro Especializado em Reabilitação Raimundo Aragão, é preciso passar por um processo de agendamento para ser atendido nos centros especializados. “Para que o usuário chegue até a gente, é necessário que ele realize uma solicitação no posto de saúde, que é encaminhada para Secretaria de Saúde e a regulação vai fazer toda a triagem desse paciente que necessita do nosso cuidado. E, assim, logo em seguida esse paciente é acolhido pelo Centro”, explica.
Por: Prefeitura de São Cristóvão/Ascom