Cezário Neto é empossado Diretor da Esmese
O Desembargador Cezário Siqueira Neto assinou, na manhã de sexta-feira, 13 de janeiro de 2012, a ata de posse como Diretor da Escola Superior da Magistratura do Estado de Sergipe (Esmese), conforme § 3º do artigo 56 da Lei nº 6124, de 21 de março de 2007.
O novo diretor assume a direção da escola substituindo a Desembargadora Maria Aparecida Santos Gama da Silva, que será empossada Presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), na segunda-feira, dia 16.
O Desembargador Cezário Siqueira Neto foi eleito, por aclamação, na sessão administrativa do Pleno do Tribunal de Justiça de 7 de dezembro de 2011. Ele assume a Direção da Esmese substituindo a Desembargadora Maria Aparecida Santos Gama da Silva, que comandou a Esmese de 8 fevereiro de 2011 a 9 de janeiro de 2012.
Participaram do ato solene os auxiliares da Direção da Esmese, os subdiretores Ana Patrícia Souza (Subdiretora de Administração), Angelo Ernesto Ehl Barbosa (Subdiretor de Cursos Externos) e Renata Mascarenhas de Freitas Aragão (Subdiretora de Cursos Internos).Cada subdiretor apresentou suas atribuições e responsabilidades, assim como o andamento dos trabalhos da Esmese para o ano de 2012.
Trajetória
O Desembargador Cezário Siqueira Neto nasceu na cidade de Propriá-SE, em 12 de março de 1961. Formou-se em Direito pela Universidade Federal de Sergipe. Iniciou a carreira como assessor de Desembargador no TJSE, até ser aprovado em concurso para Promotor de Justiça, em 1988. No ano seguinte, obteve aprovação em concurso para Juiz, vindo exercer os primeiros cinco anos como Magistrado na Comarca de Boquim. Em agosto de 1995, passou a Juiz Titular da 6ª Vara Cível de Aracaju. Foi elevado ao cargo de Desembargador, pelo critério de merecimento, em 12 de dezembro de 2005.
A Escola A Escola Superior da Magistratura de Sergipe (Esmese) é uma divisão do Poder Judiciário que objetiva especialização, aperfeiçoamento e atualização continuada dos magistrados e candidatos à magistratura.
A escola foi criada em 16 de dezembro de 1992, desde então vem demonstrando um grande desenvolvimento na formação dos magistrados. Desde a sua fundação, a Esmese tem propiciado meios para incentivar a pesquisa e o debate de temas jurídicos relevantes.
Atualmente, a escola tem se notabilizado pela excelência na implantação de cursos e realização de eventos destinados ao aprimoramento do estudo e da prática do Direito do Estado de Sergipe. Além da realização de cursos, palestras e seminários, a escola dispõe de biblioteca e um acervo atualizado de fitas em VHS, CDs e DVDs com o conteúdo das palestras ministradas. Dando continuidade ao processo de modernização e divulgação dos trabalhos produzidos pelos operadores do Direito em Sergipe, a Esmese, semestralmente, lança sua revista contendo vários artigos jurídicos.