Os interessados em participar do Concurso Jovem Senador 2023 devem ficar atentos ao prazo de inscrição, que se encerra no dia 5 de maio. Para auxiliar os jovens com a redação, a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) disponibilizou no Canal Educação Sergipe, no Youtube, com detalhes sobre o regulamento do concurso para 2023 e dicas para desenvolver o tema deste ano: “Saúde Mental nas escolas públicas”.
O vídeo é resultado da live realizada na manhã desta quinta-feira, 13, pelo Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc). Participaram do evento on-line o coordenador nacional do Programa Jovem Senador, Antonio Carlos Burity; a coordenadora estadual do Programa Jovem Senador, Nadia Cardoso; a coordenadora do Núcleo de Apoio Socioemocional, Estefany Andrade; a psicóloga Lorena Borges e a professora de redação Jaciana Firmino.
O coordenador nacional do Programa Jovem Senador, Antonio Carlos Burity, explicou que o programa traz grande impacto na formação cidadã dos jovens de escolas públicas dos estados e do Distrito Federal. “Vinte e sete jovens são selecionados para representar seus estados, na companhia de seus professores-orientadores, com todas as despesas pagas”, explicou Burity ao complementar: “A seleção ocorre por meio de um concurso de redação. Quem faz a atividade é o professor. Quem envia a redação é a escola. Todo o aluno tem de ter um professor-orientador. O professor é aquele que submete a atividade em sala de aula. Ele irá acompanhar o estudante durante a semana legislativa. Não é obrigatório ser professor de língua portuguesa. Todo e qualquer professor, de qualquer área do conhecimento, pode participar, desde que ele seja o responsável pela condução da atividade em sala de aula”.
Conforme Burity, desde 2008 foram produzidas cerca de 2 milhões de redações, e o estado de Sergipe sempre se destacou nas edições anteriores do programa. “O perfil do nosso Jovem Senador é do jovem que se interessa pelas questões que envolvem a sociedade. Além disso, 70% dos vencedores de Jovens Senadores são estudantes que vivem em cidades pequenas de até 50 mil habitantes. Às vezes, a cidade é pequena, a escola é pequena, mas todos têm oportunidades iguais no nosso concurso de redação. Basta ter boas ideias e saber defendê-las com bons argumentos”, enfatizou.
De acordo com a coordenadora estadual do Programa Jovem Senador, Nadia Cardoso, os estudantes serão selecionados por meio de Concurso de Redação com o tema “Saúde mental nas escolas públicas”, de acordo com as regras estabelecidas no regulamento. Na primeira etapa, o professor-orientador faz a seleção de seus alunos e envia à Seduc a redação vencedora do colégio (apenas uma redação) até as 23h59 do dia 05 de maio. A seguir, a Seduc faz a seleção estadual e envia as três melhores redações à Coordenação Nacional do Jovem Senador, que definirá a classificação das três redações.
O estudante indicado ao 1º lugar representará seu estado para participar da Semana de Vivência Legislativa, no período de 21 a 25 de agosto de 2023, em Brasília-DF, simulando a atuação dos senadores da República, no processo de discussão e elaboração das leis do país.
Envio das redações
Os colégios devem enviar as redações, ficha de inscrição e documentos via Correios para o endereço: Secretaria de Estado da Educação e da Cultura, Bloco 3, Sala 33, rua Gutemberg Chagas, 169, DIA, bairro Inácio Barbosa, Aracaju/SE, CEP 49040-780. Os envelopes dos Correios só terão validade com carimbo da data até 05/05/2023. O envio das redações e demais documentos também pode ser feito pelo e-mail [email protected] , impreterivelmente até as 23h59 do dia 5 de maio de 2023. A direção do Colégio ou o professor-orientador também pode entregar pessoalmente na Seduc, Bloco 3, Sala 33, das 7h30 às 13h, e das 15h às 16h30, até 5 de maio de 2023.
No site https://www12.senado.leg.br/jovemsenador os estudantes e professores encontram todas as informações necessárias à elaboração das redações e inscrição neste Concurso. “É necessário que todos os envolvidos leiam atentamente o regulamento. No Espaço do Professor contém a ficha de inscrição, folha de redação e o Novo Ensino Médio (Atividade Integradora Eletiva – Educação para a Cidadania). No Espaço do Estudante constam as orientações para a preparação e elaboração da redação”, disse Nádia Cardoso.
Por: Agência de Notícias de Sergipe