Na manhã desta sexta, 14, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Ricardo Vasconcelos (Rede), prestigiou a solenidade de inauguração da maternidade Lourdes Nogueira, localizada no bairro 17 de março. Os vereadores de Aracaju destinaram 15 emendas impositivas na Lei Orçamentária Anual 2023 (LOA) para o custeio de atividades de manutenção de estrutura, prestação de serviços, compra de medicamentos e materiais médicos de uso único.
Ricardo Vasconcelos expressou satisfação com a entrega da maternidade. “Uma alegria enorme a gente estar aqui junto com o prefeito Edvaldo Nogueira entregando esse equipamento social para toda a população de Aracaju. Tenho certeza de que teremos mulheres fazendo seus trabalhos de partos, de uma forma mais humanizada, e trazendo mais conforto para essas mulheres. É um grande avanço na área da saúde pública de Aracaju”, disse.
Na oportunidade, o presidente também registrou a contribuição da CMA. “A Câmara dos vereadores teve uma grande contribuição para que isso também pudesse acontecer. Destinamos mais de 2 milhões de reais para que essa unidade de saúde pudesse vir a funcionar. Parabéns a todos os vereadores que fazem essa Legislatura. É uma obra com as digitais da Câmara. Os vereadores atenderam o pedido do prefeito e destinamos várias emendas impositivas para essa unidade”, concluiu.
O Prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), agradeceu aos vereadores pela destinação das emendas impositivas. “Nós trabalhamos para criar essa maternidade para atender à população. Uma decisão muito bem pensada e calculada. Foram quase 3 anos de obras, mas ela está aí agora: linda, maravilhosa e de portas abertas para receber as mulheres nesse momento tão fundamental da existência humana. O nascimento é a esperança de que dias melhores virão”, enfatizou o prefeito.
Presente também na solenidade, o vereador Nitinho (PSD) parabenizou o prefeito pela grande obra. “Uma obra estilo Edvaldo, gestor extremamente compromissado com o povo de Aracaju, que vem fazendo grandes ações ao longo desses 4 mandatos como prefeito. Na verdade, não é um projeto, é uma obra de arte que ele dá de presente as mulheres sergipanas, ao povo sergipano e, principalmente, ao povo aracajuano. A gente fica feliz, a Câmara tem uma participação muito importante em todo esse processo, fomos nós quem aprovamos o projeto, estávamos, lado a lado, acompanhando o processo”, ressaltou Nitinho.
Professor Bittencourt (PDT), autor do Projeto que nomeou a maternidade, afirmou a importância dessa inauguração. “É um momento de reafirmação de todo um projeto de cuidar da vida. O prefeito Edvaldo Nogueira fecha um ciclo e inicia o cuidado com as mulheres que vão dar à luz. A prefeitura segue tratando os seus mais diversos níveis. Eu fico muito feliz de ter sido o vereador que apresentou o projeto para nominar esse excelente equipamento público, com o nome de Lourdes Nogueira. Na base disso tudo aqui está o cuidado com a vida”, salientou o parlamentar.
Emendas Impositivas
Os vereadores de Aracaju destinaram um montante de R$ 31.089.600,00 (trinta e um milhões, oitenta e nove mil e seiscentos reais) em emendas impositivas na Lei Orçamentária Anual 2023 (LOA). A metade desse percentual foi obrigatoriamente destinada a ações de saúde e a outra parte foi direcionada para os demais serviços públicos. As emendas impositivas são recursos que a Câmara Municipal possui para participar da elaboração do orçamento anual, LOA, de autoria do prefeito. O instrumento consiste na alocação de verbas indicadas pelos vereadores para determinadas áreas da Administração Pública, concedendo assim mais autonomia aos parlamentares.
Por: Agência Câmara Aracaju