O proprietário do imóvel situado a Rua Itabaiana esquina com Boquim, havia solicitado o licenciamento junto a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), pois todo imóvel precisa passar pela Subsecretaria de Patrimônio Histórico Cultural (SUBPAC), órgão esse vinculado à Casa Civil.
Entretanto, o que se viu foi uma afronta às autoridades competentes, um desafio a justiça.
Segundo o arquiteto da SUBPAC, Edilio Lima, todos imóveis precisam passar por especificações da secretária e da prefeitura de Aracaju.
“O projeto dele não estava dentro da política patrimonial do Estado, e foi certificado que não poderia fazer a demolição da edificação sem licença, sendo, portanto foi indeferido, frisou Lima.
O proprietário aproveitou a oportunidade que todas as atenções dos órgãos competentes estavam voltadas para o Pré-Caju e deu início ao processo de demolição do prédio, que fica em uma região fica em área de interesse cultural.
“Ele sabia que a fiscalização da prefeitura estaria em volta do Pré-Caju e colocou homens e máquinas para derrubar o prédio”, destacou o arquiteto.
Para a diretora da SUBPAC, Sandra Sena, a demolição do imóvel afetou as atividades da secretária, pois a derrubada do imóvel está sendo feita em horário comercial.
“A retroescavadeira vem causando problemas na estrutura do prédio, que fica ao lado da demolição, nosso trabalho foi afetado, a poeira é muito grande e tem causado problemas respiratórios, estamos trabalho de maneira precária, nenhum órgão competentes esta acompanho este tipo de demolição, são três secretárias trabalhando em um mesmo espaço físico”, declarou Sandra.
O proprietário foi procurado por nossa equipe e não quis falar sobre o assunto. Até o fechamento desta edição, restava pouco do prédio histórico erguido, restando escombros.
Segundo informações colhidas por nossa equipe junto a SUBPAC, provavelmente uma galeria comercial será construída no local.
Por Andréa Lima
FOTOS