A ampla e diversificada capacidade energética de Sergipe foi um dos destaques no primeiro dia de realização da maior feira voltada ao mercado internacional de óleo e gás: a Offshore Technology Conference – OTC 2023. A comitiva sergipana, liderada pelo governador Fábio Mitidieri, participa do evento que acontece em Houston, nos Estados Unidos. O encontro teve início nessa segunda-feira, dia 1º de Maio de 2023, e vai até essa quarta-feira, dia 03. Em um dos seus discursos o governador de Sergipe destacou “Estamos aqui para mostrar que o menor estado do Brasil é um gigante da matriz energética mundial”.
Durante a abertura, o governador de Sergipe participou da solenidade de desenlace da faixa de inauguração do Pavilhão Brasil, espaço dedicado a disseminar as oportunidades da matriz energética brasileira, incluindo as potencialidades sergipanas que tornam o estado uma região altamente proveitosa para se investir.
Em seu discurso, Fábio afirmou que Sergipe é o pequeno gigante da matriz energética, destacando que a capacidade de extração de gás do estado é de 18 milhões de metros cúbicos por dia, número superior ao que é importado pelo Brasil da Bolívia (cerca de 17 milhões de metros cúbicos). Mitidieri também acrescentou que o governo precisa de investidores-parceiros dispostos a fazer parte da transformação socioeconômica fundamental para a geração de emprego e renda à população sergipana.
“Sergipe não é uma ilha. Temos uma diversidade energética impressionante, com a presença de hidroelétrica, da maior termelétrica do país, além de usinas solares e eólicas. Possuímos 20% de toda reserva de gás natural do Brasil, o que certamente faz de nós um destino atraente para a indústria de transformação. Cruzamos as fronteiras para vir aqui mostrar o quanto estamos preparados para receber empreendimentos que venham somar e promover desenvolvimento social e econômico para a nossa população”, disse.
Ao final, o governador agradeceu à Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) pela oportunidade de participar de um encontro tão relevante para o segmento mundial de óleo e gás. “Estaremos presentes durante toda a feira OTC para falar dos nossos potenciais, das nossas possibilidades e tudo aquilo que o nosso pequeno gigante da matriz energética pode fazer. Queremos dizer à OTC e ao mundo que estamos de braços abertos para receber novos negócios”, acrescentou Mitidieri.
Vitrine
Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Valmor Barbosa, a OTC é um importante evento de abrangência internacional que reúne os maiores players de petróleo e gás. “Ter o Governo de Sergipe também participando demonstra que o nosso estado está inserido nesse cenário, podendo apresentar suas oportunidades e as potencialidades do seu subsolo, das suas riquezas naturais e reservas petrolíferas”, ressaltou o secretário, informando que, a partir de 2027-2028, Sergipe produzirá 20% de todo o gás nacional.
“Nosso estado está revitalizando os campus onshore e apresentando novas perspectivas offshore, demonstrando a sua intensa capacidade. Todos aqui já reconhecem que Sergipe é a nova estrela do gás”, complementou Valmor.
Relator da Lei do Gás no Brasil, o senador por Sergipe Laércio Oliveira frisou que, após a aprovação da Lei, o país se transformou e abriu as portas para receber investidores de todas as partes do mundo. “Ao chegar aqui, o meu sentimento foi de alegria ao ver que esses expositores podem ir a todas as regiões brasileiras que possuem um ambiente favorável para o petróleo e gás, especialmente em Sergipe, que é a nova estrela do gás do Brasil e do mundo. É lá que as oportunidades se concentram. Por isso, queremos convidar vocês para comprovar que o Brasil que celebramos, através de Sergipe, é um país que espera todos os investidores, brasileiros e estrangeiros, para viverem esse novo ambiente”
Referencial energético
Durante apresentação de painel sobre o Panorama Energético Brasileiro, com ênfase nas atividades brasileiras em offshore, Sergipe foi citado como um novo campo promissor de produção do Brasil pelo presidente da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Rodolfo Sabóia. Segundo ele, o estado tem grandes chances de se tornar uma das maiores referências energéticas do mercado.
“Sergipe fez um trabalho muito bom com relação ao gás natural, é muito importante a integração que o novo gasoduto vai permitir ao estado que é um exemplo de sucesso que pode ser alcançado também por outros estados no mercado de gás natural. Espero que Sergipe continue se beneficiando bastante do desenvolvimento e caminhando na direção certa, integrando-se à malha internacional que é o que traz benefício para cada um dos estados”, frisou Sabóia.
Já em sua apresentação, o diretor de Engenharia, Tecnologia e Inovação da Petrobras, Carlos Travassos, falou sobre os investimentos que estão sendo feitos para a realização do projeto Sergipe Águas Profundas (Seap). “Este é um dos projetos mais profícuos que temos, estamos com um processo na rua para dois FPSOs [Unidades Flutuantes de Armazenamento e Transferência] com capacidade de 125 mil barris por dia. Vamos entregar muito gás, esse projeto tem a oportunidade de ser o game changer para a região, estamos muito empolgados com ele. O ano de 2027 é de operação desse projeto e acredito que, neste mesmo ano, Sergipe entrará no cenário como um dos grandes players do mercado nacional e internacional”.
Comitiva
Além do governador Fábio Mitidieri, participam da OTC nos Estados Unidos a primeira-dama e secretária de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seasc), Érica Mitidieri; o vice-governador e secretário de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), Zezinho Sobral; o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Valmor Barbosa; o secretário-executivo da Sedetec, Marcelo dos Santos Menezes; o secretário de Estado da Comunicação, Cleon Menezes do Nascimento; a secretária-executiva do Gabinete do Governador, Josefa Lívia Santos Silva; o CEO da Sergás, José Matos Lima Filho; e o senador por Sergipe Laércio Oliveira.
Reprodução: Portal Imprensa1
Por: https://www.se.gov.br/noticias/