Na tarde dessa terça-feira, dia 04 de Julho, o secretário de relações institucionais da Federação Interestadual dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão (FITERT), José Antônio, protocolou pedido formal de instalação de um grupo de trabalho (GT) coordenado pelo MTE, que visa para discutir as demandas:
Regulação/normatização da concessão de registro profissional em todo o território nacional para os radialistas brasileiros;
Inclusão das funções de radialistas na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) do MTE. A falta desta informação no código traz prejuízo a profissão e deixa uma lacuna no cumprimento da legislação que regulamenta a categoria.
Novo marco legal para as funções, a FITERT entende que é necessário fazer um amplo debate do assunto, pois necessita avançar frente aos ataques e desrespeito que a categoria vem sofrendo nos últimos anos.
A criação do grupo de trabalho foi um compromisso assumido pelo senhor ministro Luiz Marinho, para debater a pauta apresentada pela federação.
Após protocolar as reivindicações dos Radialistas Brasileiros no Ministério do Trabalho e Emprego, o Secretário de Assuntos Institucionais da FITERT, José Antônio, foi recebido pelo Chefe da Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos do Ministério da Secretaria Geral da Presidência da República, Valadares Filho, que é sergipano, colocou seu gabinete a disposição dos radialista e se comprometeu em levar o documento protocolado no MTE ao ministro Márcio Macedo, Valadares enfatizou ainda o carinho que ele tem pela categoria e reafirmou o compromisso do radialista e ministro Marcio no diálogo com o governo Lula sobre o assunto.
O coordenador da federação, Fernando Cabral, fala dos grandes desafios que teremos pela frente, mas é de suma importância a retomada da FITERT no diálogo com o governo e o parlamento brasileiro para os avanços que tanto necessitamos. Temos esperança e confiamos neste governo para as transformações social que o país precisa.
A FITERT CONTINUA SUA LUTA PELOS AVANÇOS NECESSÁRIOS PARA A VALORIZAÇÃO DA PROFISSÃO E DOS PROFISSIONAIS NO BRASIL.
Reprodução : Portal Imprensa1
Por: Ascom da FITERT