A Secretaria de Estado da Saúde (SES) deu continuidade, nesta segunda-feira, 10, ao trabalho de monitoramento da água em clínicas sergipanas que realizam hemodiálise. Promovida por meio da Vigilância Sanitária Estadual, em parceria com o Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen), a ação tem o objetivo de verificar se a água utilizada durante o processo atende às normas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
De acordo com o gerente de Vigilância e Saúde Ambiental, Alexsandro Bueno, as amostras são encaminhadas para o laboratório de referência fora do estado. “Os resultados serão discutidos com as clínicas. Estamos fazendo um trabalho junto ao Lacen Sergipe que recebe a análise e encaminha para o laboratório de Pernambuco que é referência nacional. Assim, esperamos que os serviços saibam que existe uma Vigilância Sanitária atuante e que fiscaliza todos os processos com a garantia da segurança da população”, ressaltou o gerente.
Além disso, os serviços de hemodiálise do Estado têm a obrigação de encaminhar a análise da água, pois é prioridade durante o processo e caso esteja contaminada existe um risco maior para os pacientes e haverá uma intervenção imediata da Vigilância Sanitária.
Segundo a gerente de Serviços e Saúde da Vigilância Sanitária, Tereza Cristina Maynard, o monitoramento da qualidade da água quem realiza é o Estado. “Em se tratando da inspeção da clínica é de responsabilidade da Vigilância Sanitária de Aracaju. Então nós realizamos a fiscalização nas clínicas de Estância, Lagarto, Itabaiana para verificar o cumprimento da legislação sanitária, boas práticas de funcionamento nos serviços de diálise e garantir a segurança do paciente”, afirmou Tereza.
Com Informações: SES