O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, participou na manhã desse sábado, dia 22, do lançamento do programa “Opera Sergipe”, idealizada pelo Governo Estadual. A iniciativa visa ampliar a oferta de cirurgias para os usuários do sistema de saúde, reduzindo o tempo de espera para os procedimentos de média e alta complexidade. Nesta primeira fase do programa, serão realizadas 10 mil cirurgias de diversas especialidades. Serão investidos quase R$ 57 milhões na ação, que contemplará os 75 municípios sergipanos.
“Este é um lançamento muito importante e que contribuirá para desafogar, significativamente, a saúde estadual, com a realização de procedimentos que ficaram represados, sobretudo, por causa da pandemia do novo coronavírus. Com esse mutirão, o Governo do Estado dará um grande salto, possibilitando aos cidadãos que necessitam passar por procedimentos cirúrgicos, de média e alta complexidade, a oferta de serviços qualificados, de forma humanizada e mais rápida. Então, é motivo de grande felicidade ver um projeto como este ganhando vida. O governador está de parabéns”, destacou Edvaldo.
O gestor de Aracaju ressaltou também a importância da iniciativa para a saúde municipal. “É um esforço conjunto e que reflete a parceria entre Prefeitura e Estado para assegurar que a população tenha acesso a serviços qualificados. Mais do que oferecer procedimentos cirúrgicos, com o Opera Sergipe o governo estadual vai dar condições para que os prefeitos possam atuar com mais tranquilidade no âmbito municipal, pois descentraliza alguns serviços. Nós, prefeitos, que enfrentamos a pandemia, sabemos a luta que foi. Então, ver o governador Fábio Mitidieri lançar um programa como este com seis meses de mandato, é motivo de grande contentamento”, completou Edvaldo acrescentando que “Fábio demonstra o seu comprometimento e capacidade ao avançar em um tema como a saúde”.
Ao lançar o programa, o governador Fábio Mitidieri disse que o Opera Sergipe foi idealizado com a finalidade de “acabar com o sofrimento de sergipanos que aguardam ansiosamente pelos procedimentos”. “Este programa vem para garantir aos sergipanos mais saúde, mais qualidade de vida, pois a partir desta semana, muitas pessoas já poderão ter esse sonho realizado. Saúde é a prioridade número um do Governo de Sergipe que está comprometido em cuidar da nossa população”, afirmou.