No dia 1º de agosto, São Cristóvão estará comemorando o 13º aniversário do título de Patrimônio Cultural da Humanidade da Praça São Francisco, entregue pela Organização das Nações Unidas pela Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). E para festejar este momento, foi preparada uma programação cultural que será realizada entre os dias 28 de julho a 4 de agosto.
O evento é organizado pela Prefeitura de São Cristóvão, através da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur), em parceira com o Centro Acadêmico de Artes (CENART/UFS), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Museu de Arte Sacra. Segundo a presidenta da Fumctur, Paola Santana, o momento é de grande satisfação poder celebrar mais um aniversário da chancela da Praça São Francisco como Patrimônio Cultural da Humanidade.
“Eventos como esse são fundamentais para reforçar o valor histórico e cultural de nosso município, além de fortalecer o sentimento de pertencimento em nossa comunidade. Através dessa programação cultural, estamos honrando nosso passado e promovendo o turismo, destacando São Cristóvão como um destino de grande relevância histórica para Sergipe, o Brasil e o mundo. Estamos de portas abertas para todos”, declara Paola Santana.
Durante a programação haverá rodas de conversa com abordagens com os temas Acessibilidade, Museu e a Praça e Empreendedorismo e Turismo: geração de renda em cidades históricas. Os interessados em participar dessas discussões poderão se inscrever via formulário e obter certificação no final. Os links estarão disponíveis na programação abaixo, ao lado de cada evento.
História da Praça São Francisco
A Praça São Francisco é um conjunto arquitetônico singular no Brasil, representando uma fusão do modelo urbanístico utilizado por Espanha e Portugal durante o período de união entre 1580 e 1640. Localizada em São Cristóvão, Sergipe, essa praça forma um espaço quadrilátero que abriga diversos edifícios públicos e privados, incluindo a Igreja e o Convento de São Francisco, cujo traçado foi inspirado na Ordenação Filipina.
Por conta de seu valor histórico e sociocultural, a Praça São Francisco conquistou o status de patrimônio global. Ela desempenha um papel essencial como lugar de memória coletiva para os moradores, e também possui grande potencial para o desenvolvimento do turismo, seguindo o exemplo de outros sítios históricos espalhados pelos cinco continentes.
Programação Completa
28 de Julho
10h – Cerimônia de abertura da XIV Mostra Experimental de Artes Visuais
Local: IPHAN
01 de agosto
10h – Cerimônia de lançamento do selo comemorativo dos Correios pelos 13 anos da Chancela da Praça São Francisco com apresentação de Samba de Coco
Local: Auditório do Museu de Arte Sacra
15h – Roda de Conversa: Centros Históricos – O desafio da Acessibilidade com a professora Pedriane Barbosa e o arquiteto Alysson Rodrigues
Local: Biblioteca Lourival Baptista
LINK INSCRIÇÃO PARA O PÚBLICO:https://abre.ai/gtFZ
02 de agosto
15h – Posse dos novos membros da Academia de Letras de São Cristóvão
Local: Biblioteca Lourival Baptista
03 de agosto
15h – Roda de conversa: Empreendedorismo e Turismo – Geração de Renda em Cidades Históricas com o professor Joab Almeida e SEBRAE
Local: Auditório do Paço Municipal
LINK INSCRIÇÃO PARA O PÚBLICO:https://abre.ai/gtFZ
04 de agosto
15h – Mesa redonda com oficina de Paleografia: A praça e o museu – celebração dos 13 anos da chancela da Praça São Francisco com as professoras Verônica Nunes, Sayonara Viana e Renata Costa
Local: Museu de Artes Sacras
LINK INSCRIÇÃO PARA O PÚBLICO: https://abre.ai/gtFZ
16h – Feira São Criativos
17h – Filarmônica de São Cristóvão
18h – Xote Muleke
20h – Quadrilha Meu Xodó
Por: Prefeitura de São Cristóvão/Ascom