Reforçar o sentido da escola como comunidade e estimular o engajamento de alunos na resolução de conflitos de caráter coletivo. É com estes objetivos que a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), por meio do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), reunirá cerca de seis mil jovens para a realização do segundo módulo de formação de monitores da Rede Pública Estadual de Ensino. Com o tema ‘Formação Cidadã’, o evento acontecerá de forma presencial, no dia 7 de agosto, no horário das 8h às 12 horas, no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira, em Aracaju.
Na ocasião, a técnica em ações de formação cidadã do Dase, Isabela Mazza, mediará um painel de experiências exitosas em Monitoria que contribuíram para o amadurecimento acadêmico e pessoal de três estudantes monitores: Dejanira de Santana Oliveira, do Colégio Estadual Maria Montessori, de Feira Nova; Rhariel Araújo Bemvindo de Deus, do Centro de Excelência Professor Rogaciano Magno Leão Brasil, de Santo Amaro das Brotas; e Rafael Gama, do Centro de Excelência Atheneu Sergipense, de Aracaju.
“Considerando a complexidade e os desafios que o cotidiano escolar impõe constantemente, exercendo influência direta sobre as vivências e experiências dos estudantes em suas escolas e sobre os resultados esperados no processo de aprendizagem, o Programa Estudante Monitor foi implementado com o intuito de atenuar os desgastes provocados por essas dificuldades, abrindo caminhos para soluções de caráter coletivo que reforcem o sentido da escola como comunidade”, comenta a diretora do Dase/Seduc, Eliane Passos.
Para o secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, é muito gratificante ver o quanto os alunos da rede estadual vêm crescendo e mostrando a força do seu protagonismo. “Eles nos surpreendem com suas iniciativas, projetos e ações que agregam valor à comunidade escolar. O programa Estudante Monitor realça essa filosofia, tornando os jovens do Ensino Fundamental e do Ensino Médio elementos centrais de todas as fases do processo educativo, dando oportunidades para que eles desenvolvam habilidades comportamentais e socioemocionais, colaborando com uma formação integral”, afirma o secretário.
Zezinho Sobral enfatiza ainda que o encontro de formação de monitores será grandioso. “Conheceremos as histórias de vida, os resultados e como o programa vem transformando a vida desses monitores, por meio do engajamento com a comunidade escolar e com a instituição de ensino, potencializando o desempenho da Rede Pública Estadual”.
Programa Estudante Monitor
O Programa Estudante Monitor foi criado por meio da Lei 8891/2022 e tem como finalidade colaborar para a redução da evasão escolar, da reprovação, do abandono e distorção idade/série. O programa também busca potencializar o desempenho dos estudantes em todos os níveis e modalidades de ensino da Educação Básica, por meio de ações de monitorias de desempenho escolar, busca ativa e transporte escolar. Atualmente, o programa é composto por cerca de seis mil estudantes monitores cuja atuação nas atividades de monitoria beneficia aproximadamente 60.000 alunos matriculados nas escolas da Rede, nas quase 200 unidades de ensino que aderiram ao Programa Estudante Monitor.
Por: Ascom/Seduc