A campanha de vacinação com a dose bivalente contra Covid-19 foi iniciada em fevereiro deste ano, mas a maior parte do público ainda não se vacinou. Em São Cristóvão, mais de 11 mil pessoas receberam o imunizante, cerca de 16% da população. Pensando na saúde, segurança e bem estar de seu município, a Secretaria Municipal de Saúde alerta e convida a população sancristovense a se vacinar na unidade de saúde mais próxima.
A dose bivalente contra a Covid-19 encerra o ciclo vacinal contra a doença. Para receber o imunizante, o indivíduo precisa ter tomado ao menos duas doses da vacina tradicional contra Covid-19, sendo a segunda há pelo menos quatro meses. O município oferece essas doses em todas as suas 20 unidades de saúde espalhadas pelo território.
Ana Therezinha Marques, coordenadora de Imunização de São Cristóvão, explica que apesar de o número de vacinados no município ser maior do que a média de 14% do estado, é preciso sensibilizar a população para aceitar a vacinação.
“O cenário que vivemos hoje é esse: não temos problema em ofertar vacina, mas é necessário que haja a procura. Já fizemos ações de levarmos a vacina até a população e acontecer de a população não aceitar receber. O relato dos profissionais de saúde é que muitas pessoas recusam a dose bivalente. Então precisamos conscientizar e animar a população a se vacinar, porque os vírus estão circulando por aí e é importante estar imune”, afirma Therezinha.
Caso o indivíduo que precise tomar a dose bivalente contra a Covid-19 esteja acamado, tenha dificuldade de locomoção ou more em um lugar distante da unidade de saúde, pode entrar em contato com a unidade de saúde mais próxima ou com a ouvidoria da saúde através do número (79) 99898-7547 e solicitar que uma equipe de vacinação vá até o local para aplicar a vacina.
Confira os locais de vacinação:
Unidades de Saúde do Programa Saúde na Hora, das 7h da manhã até às 19h, de segunda a sexta:
UBS Massoud Jalali (Rosa Elze)
UBS Maria José Figueroa (Eduardo Gomes)
UBS Mariano Nascimento (Rosa Maria)
UBS Jairo Teixeira (Centro Histórico)
UBS Raimundo Aragão (Alto da Divineia)
UBS Bruno Kaique (Madre Paulina)
Locais de vacinação, com funcionamento das 7h às 12h e das 13h às 16h, de segunda a sexta:
UBS Irônia Maria Aragão (Romualdo Prado)
UBS Sinval José de Oliveira (Lauro Rocha)
UBS Tânia Santos Chagas (Povoado Colônia Miranda)
UBS José Rodrigues Amado (Jardim Universitário/Marcelo Déda)
Locais de vacinação, com funcionamento das 8h às 12h e das 13h às 16h:
UBS Luiz Alves (Luiz Alves)
UBS Antônio Florêncio de Matos (Tijuquinha)
UBS Maria Luiza dos Santos Nascimento (Povoado Cabrita)
UBS Maria Alice Freire (Povoado Pedreiras)
UBS Manoel Juvino Santos (Povoado Cardoso)
UBS Parque Santa Rita (Parque Santa Rita
Por: Ascom/São Cristóvão