De uma lado, um dia comum de uma mãe com seu filho de apenas 8 dias em momento de amamentação. Do outro lado, um dia comum de agentes de trânsito fazendo seu trabalho nas redondezas do povoado Rita Cacete. Era um sábado a noite e esses lados se cruzaram em um momento de aflição e desespero, mas que no final foi alívio e gratidão.
Cymari Santos, a mãe do pequeno Isaac, que estava alimentando o bebê com leite materno, viveu momentos de pânico quando a criança começou a apresentar sintomas de sufocamento. Desesperada, ela clamou por ajuda, mas o nervosismo da família diante da situação deixou a todos desnorteados.
A aflição da família se espalhou pelas ruas quando, em busca de auxílio, avistaram o veículo da equipe da Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT). Um dos agentes, com agilidade, identificou a gravidade da situação e aplicou manobras de primeiros socorros na criança. Com essa rápida ação, o quadro da criança foi revertido, permitindo que ela voltasse a respirar normalmente.
Cymari compartilha que sentiu alívio assim que viu seu filho respirar e chorar, e foi nesse momento que ela teve a certeza de que seu filho estava bem, estava a salvo. “Eu fiquei muito nervosa, pois eu já vinha sofrendo a perda da minha vó que é recente, e estar em um momento como este foi demais para mim. Mas assim que eu vi meu filho chorar e respirar de novo foi um grande alívio”.
Esse alívio foi sentido por todos que estavam presentes e não pouparam agradecimentos à equipe da SMTT pela intervenção que salvou a vida do recém-nascido.
O agente de trânsito, Cleosman Almeida, que assumiu a liderança do socorro à criança, bem como seus colegas agentes, avaliaram cuidadosamente o estado da mesma e, após certificar de que estava tudo bem, autorizou a liberação da família e do bebê. “Primeiro mantive a calma, assim que nos abordaram notei que a família estava em desespero, então eu precisava manter a calma e realizar o procedimento na criança, mas aconteceu tudo muito rápido, foi questão de segundos”.
Cleosman enfatiza a importância do treinamento de primeiros socorros que todos os agentes recebem, são conhecimentos necessários e que podem servir em situações inesperadas, como esta. “Graças a esse curso que nós temos, tivemos a possibilidade de dar esse suporte para essa família, conseguimos fazer uma boa procedência e, no final, deu tudo certo, graças a Deus”. Sua calma e habilidade demonstraram a importância do treinamento da prontidão dos profissionais que além de zelar pelo trânsito seguro, também mostram um compromisso com a comunidade.
A equipe da SMTT mantém contato constante com a família para saber do estado de saúde da criança, além de ir presencialmente vê-la. Hoje, vê-se momentos de gratidão, paz, conforto e alívio, além de novos laços de amizade.
Reprodução: Portal Imprensa1
Por: Ascom/Prefeitura de São Cristóvão