Nesta segunda-feira, 11, no auditório da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), no bairro Ponto Novo. Além disso, está autorizada a circulação de táxi e transporte escolar no corredor Hermes Fontes, até então exclusivo em tempo integral para ônibus.
Condutores de veículos, motociclistas, ciclistas e pedestres permanecem em fase de adaptação até o final deste mês, sem que sejam aplicadas penalidades/multas em caso de desrespeito às novas regras de circulação nos corredores de ônibus. Enquanto isso, as ações da campanha educativa da SMTT permanecem de maneira efetiva, conscientizando os envolvidos no trânsito da capital para que possam, cada vez mais, entender as mudanças e respeitá-las.
O objetivo da gestão municipal com os corredores de ônibus é priorizar o transporte coletivo e otimizar a operação do sistema para reduzir o tempo de deslocamento dos usuários. De acordo com o superintendente Renato Telles, durante os primeiros 30 dias foram realizados alguns ajustes importantes para que se chegasse ao cenário atual, de ampliação do respeito às regras de circulação nos corredores e às faixas de pedestres e lombofaixas, tornando o trânsito mais fluido e ágil.
“Os dados da SMTT mostram que já há um grande respeito dos condutores nos corredores. No corredor Hermes Fontes os ônibus circulam com maior agilidade, com um tempo de deslocamento que diminuiu em 26%. No corredor Augusto Franco esse deslocamento diminuiu ainda mais, e a gente consegue ver um respeito maior. Isso precisa irradiar para a cidade como um todo. Vale ressaltar que agora temos duas faixas exclusivas para os carros nos dois corredores, Hermes Fontes e Augusto Franco, e também implementamos um sinal, que antes não tinha. Então, melhorou também nesse quesito”, destaca o superintendente.
Ainda conforme Renato, a efetivação dos corredores de ônibus na capital contribui para tornar Aracaju uma cidade ainda mais moderna, sustentável e tecnológica. “Até 30 dias atrás, somente Aracaju e Florianópolis não tinham faixa exclusiva para o transporte coletivo. Corredor de ônibus é qualidade para o transporte coletivo. É equidade e justiça social. Os primeiros dias em agosto, de fato, foram muito complicados, mas hoje não vemos mais essas dificuldades. O que se começa a ver é a população respeitando as faixas, a população em geral buscando rotas alternativas e se apropriando da cidade, o que é uma evolução”, destaca o superintendente.
Ajustes
Apesar de a população começar a assimilar a necessidade de respeitar as faixas exclusivas e os corredores, diversas análises e ajustes foram realizados pela SMTT ao longo dos últimos 30 dias, a exemplo dos tempos semafóricos; melhorias na sinalização viária; adequação no enfoque da campanha educativa à característica da parada/local; acréscimo de sinalização indicativa nas paradas do corredor Hermes Fontes para o acesso à faixa de pedestre; reforço na orientação às empresas de ônibus para que embarque e desembarque ocorrem apenas nas plataformas dos abrigos e adequação na operação de ônibus nas saídas dos terminais.
Além disso, a SMTT decidiu alterar o horário da faixa exclusiva no trecho entre as avenidas Presidente Tancredo Neves e Gonçalo Rollemberg Leite, onde a proibição de circulação dos automóveis passa a ser de segunda a sexta-feira, entre 6h e 9h e de 16h a 19h. Também ocorre a padronização de horário nos corredores Beira Mar e Centro-Jardins, sem prejuízo no horário de pico para usuários do transporte coletivo.
Especificamente no corredor Hermes Fontes, a SMTT passou a permitir a circulação de táxi e transporte escolar, que já tinham permissão para nos demais corredores, sendo proibida, no entanto, a realização de embarque e desembarque dentro do corredor.
Campanha educativa
A campanha educativa da SMTT, que ocorre de maneira permanente, segue de maneira intensificada nos corredores de ônibus, com foco principal no respeito à faixa exclusiva e à travessia do pedestre, sobretudo na lombofaixa, e no corredor de acesso dos usuários dos coletivos aos abrigos de ônibus.
“Com o período de adaptação prorrogado, as autuações e a fiscalização também serão estendidas, e teremos um prazo maior também para que essas campanhas sejam mantidas. Mas, vale ressaltar que a educação para o trânsito é feita de forma contínua pela SMTT. Mesmo após o período de adaptação, elas vão sempre estar presentes nas vias de Aracaju e nos corredores”, reitera o diretor de trânsito da SMTT, Thiago Alcântara.
Táxis e transporte escolar
A permissão para a circulação de táxis e transportes escolares no corredor Hermes Fontes agradou ambas as categorias. O vice-presidente do Sindicato dos Taxistas de Sergipe, José Airton dos Santos, o Airton Taxista, agradeceu à Prefeitura pela decisão e destacou que a mudança será positiva para a população como um todo.
“Nós estávamos pleiteando justamente essa permissão porque em todas as cidades do Brasil onde tem corredor exclusivo para ônibus é permitida a circulação de serviços importantes para a população, como as ambulâncias, as viaturas das Polícias Militar e Civil, os transportes da SMTT, e o taxista é um prestador de serviço de utilidade pública também. Quem utiliza esse meio de transporte busca agilidade. Então, a partir do momento que os corredores estão à disposição dos ônibus, ele deve estar à disposição do transporte de utilidade pública que é o táxi”, disse Airton.
A opinião do sindicalista é compartilhada pelos trabalhadores do transporte escolar, que também estão autorizados a circular no corredor Hermes Fontes. “A decisão foi muito importante para nós. Já vínhamos vibrando depois da reunião que tivemos na SMTT, saímos de lá esperando o melhor e, graças a Deus, hoje estamos aqui colhendo os frutos da nossa luta. Vai melhorar muito para nós, porque quando entrou em funcionamento, mesmo aumentando o nosso tempo de coleta dos alunos em 30 minutos, ainda estávamos chegando atrasados. E agora isso não vai mais ocorrer”, avalia o presidente da Associação dos Transportes Escolares do Estado de Sergipe, Altran Cruz.
Por: Ascom/SMTT