A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) e a Universidade Federal de Sergipe (UFS) se unem para realizar um curso de capacitação destinado à comunidade em geral, na próxima sexta-feira, na Sala das Comissões da Alese. O tema central é A Cultura e suas Implicações nos Processos Legislativos e suas Operacionalizações.
Trata-se de uma ação de extensão proposta pelo Departamento de Museologia da UFS, por meio de edital publicado em dezembro do ano passado, dentro do Programa de Atividades Artísticas e Culturais.
O curso, com carga horária de dez horas, será composto por quatro conferências. Na abertura, o professor Rogério Santos Alves falará sobre Culturas Populares e Decolonialidade, com mediação da deputada Linda Brasil. Em seguida, a professora Ana Karina Rocha abordará o tema Culturas, Memórias e Patrimônios, tendo como mediadora a jornalista Clécia Carla Santos, coordenadora-geral da TV Alese.
A programação seguirá com a conferência do professor Roberto Fernandes Júnior sobre Cultura, Patrimônio e Legislação Nacional, mediada pela professora Sueli Maria Pereira. Encerrando o curso, o professor Fernando José Aguiar falará sobre Aspectos da Legislação do Patrimônio Imaterial em Sergipe, tendo como mediador Igor Albuquerque, secretário-geral da Mesa Diretora da Alese.
Com início previsto para 8 horas, o curso terá duas conferências pela manhã e duas à tarde, com intervalo para almoço. O objetivo é discutir conceitos de culturas enquanto campo antropológico, plural e operacional, refletindo sobre os processos de patrimonialização no Brasil e em Sergipe, a partir das decolonialidades (desconstrução de conceitos), reparações e justiça social.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas na plataforma Siga, no site da ufs.br.
Por: Agência de Notícias Alese