Neste 25 de outubro, quando se comemora o Dia do Dentista, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) orienta sobre a importância de dar atenção necessária para uma boa saúde bucal. Para isso, é importante manter visitas regulares ao dentista e seguir corretamente as orientações, a exemplo da frequência a consultas com profissionais da área, bem como a maneira correta de higienização.
Os serviços de saúde bucal na rede pública vão da prevenção à urgência, ou seja, têm início na Atenção Primária à saúde, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), até a Atenção Especializada à Saúde. Segundo a referência técnica estadual de saúde bucal da Diretoria de Atenção Primária à Saúde (Daps), Ana Paula Vieira, é importante lembrar que o cirurgião-dentista é o único profissional que poderá de fato reconhecer as necessidades relacionadas à saúde oral de uma pessoa. Dentre os problemas mais frequentes, destaca-se a placa bacteriana não removida, o tártaro, a halitose, a cárie, a gengivite, a periodontite, câncer oral, dentre outros.
“Orientamos que as pessoas procurem os profissionais dentistas, seja na rede pública ou privada, ressaltando que na rede pública em todos os municípios existem, na Atenção Primária, as equipes de saúde bucal pela estratégia de Saúde da Família. Em complemento à Atenção Primária, pela SES, temos os oito Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) que fazem a complementação da atenção atendendo a municípios referenciados a eles. Quando necessário, a atenção hospitalar também é acionada para tratamentos cirúrgicos de maior porte, demonstrando assim uma organização estadual da saúde bucal em rede de atenção”, explicou Ana Paula.
Reprodução: Portal Imprensa1
Por: SES