O Ministério Público de Sergipe recebeu a visita do Prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, e do Vereador Fabiano Oliveira, para alinhar ações estratégicas no sentido de assegurar a tranquilidade na realização do Pré-Caju 2023. O Procurador-Geral de Justiça, Manoel Cabral Machado Neto, e os Promotores de Justiça que atuam em áreas relacionadas ao evento, participaram do diálogo.
A prévia carnavalesca acontecerá entre os dias 3 e 5 de novembro e, entre os temas tratados na reunião, o MP de Sergipe apresentou sugestões em áreas como a proteção de crianças e adolescentes, meio ambiente e segurança.
“Convidei todas as Promotorias de Justiça que atuam em matérias de pertinência com a realização da festa e foi possível o compartilhamento de preocupações, no sentido de efetivar e tornar cada vez mais presente a fiscalização do Ministério Público. Então, foram apresentadas algumas sugestões que serão agregadas pela organização do evento, pela Prefeitura, e isso é muito importante para a garantia de uma edição tranquila. É um diálogo que demonstra toda a preocupação pertinente e o MP não poderia se furtar de dar a sua contribuição para a boa realização deste evento”, pontuou o Procurador-Geral de Justiça, Machado Neto.
Durante a reunião, a gestão municipal apresentou um balanço da última edição do evento e assegurou que as sugestões apresentadas pelo MPSE serão incluídas na logística deste ano. “O Ministério Público fez algumas recomendações para que possamos assegurar que, assim como no ano passado, a festa seja segura para todos. Então, fiquei muito feliz com o retorno positivo que tivemos, porque demonstra que há uma somação de esforços entre iniciativa privada, poder público e órgão fiscalizador para que tenhamos mais uma edição de sucesso desta festa que é construída por diversos parceiros”, afirmou o Prefeito Edvaldo Nogueira.
Um dos acordos firmados durante a reunião, foi a exibição ao longo do evento de campanha idealizada pelo MP de Sergipe, com frases de alerta sobre o respeito à diversidade, contra a importunação sexual, contra o racismo, pela proteção de crianças e adolescentes, sobre a importância do uso do preservativo e o perigo de misturar direção e álcool.
Idealizador da festa, o Vereador Fabiano Oliveira enalteceu o diálogo entre as instituições e reafirmou o compromisso na tranquilidade do evento. “Desde que retomamos a festa, no ano passado, temos essa preocupação de fazer uma visita ao Ministério Público, órgão competente que tem a nossa admiração e respeito, composto por homens e mulheres que têm responsabilidade em gerir as decisões e os cumprimentos de deveres de cada cidadão. Então, saio daqui muito feliz, pronto para fazer mais uma edição do Pré-Caju com muita responsabilidade e tranquilidade”, frisou.
Reprodução: Portal Imprensa1
Por: MP/SE