Em mais uma edição do Pré-Caju, que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), a Secretaria Municipal da Assistência Social promove o Camarote da Acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, que recebeu dezenas de foliões neste primeiro dia de blocos, realizado na tarde desse sábado, dia 4. Paralelo a isso, o Serviço Especializado em Abordagem Social realiza o monitoramento de possíveis violações de direitos que possam ocorrer durante o evento, com o apoio do Conselho Tutelar.
O Camarote da Acessibilidade é um espaço exclusivo com capacidade para 80 pessoas, sendo 40 pessoas com deficiência e 40 acompanhantes. Em sua estrutura, conta com rampa de acessibilidade, cadeiras, banheiros exclusivos, abafadores de ouvido para autistas ou pessoas com sensibilidade auditiva, e equipe de apoio da Assistência Social.
O organizador do evento, Fabiano Oliveira, esteve no Camarote da Acessibilidade e, na oportunidade, destacou a importância da parceria com a Prefeitura, tanto na logística, quanto na promoção da inclusão na maior prévia carnavalesca do país. “É um compromisso social estabelecido pela Prefeitura de Aracaju, o prefeito Edvaldo Nogueira não mede esforços quando se fala em organização e prioridades. Nós que organizamos o evento nos sentimos muito felizes porque a gente tem esse apoio logístico necessário pra que a festa aconteça da forma mais correta. Parabéns à Prefeitura de Aracaju pelo Camarote da Acessibilidade”, destaca o idealizador do evento, Fabiano Oliveira.
A dona de casa Izabel de Jesus, pessoa cadeirante que reside no município de Nossa Senhora do Socorro, esteve no Camarote da Acessibilidade pela primeira vez e elogiou a estrutura ofertada para as pessoas com deficiência. “É muito bom porque dá a oportunidade das pessoas com deficiência curtirem. A gente fica distante da multidão, com mais segurança, tem espaço para a cadeira. Essa é a primeira vez que venho, gostei muito”, disse.
A bibliotecária aposentada que possui deficiência visual, Luciane Vitoriano Amaral, acessou o Camarote da Acessibilidade junto ao seu esposo, que também possui deficiência, sendo ela motora, falou sobre como o espaço é aconchegante e seguro. “Achei muito organizado, maravilhoso, muito aconchegante e que faz bem para que nós tenhamos um grande apoio da Prefeitura com as deficiências, cada qual com a sua deficiência. Amei, muito organizado mesmo, que continue assim todos os anos. Essa é a primeira vez que venho e amei”, conta.
O Serviço Especializado em Abordagem Social atua no evento promovendo a proteção social de pessoas em situação de risco pessoal e social. São profissionais como assistentes sociais, psicólogos(as) e educadores sociais, que fazem a busca ativa no evento de pessoas que necessitem de um apoio da Assistência Social.
“Para esse primeiro dia de festa, a expectativa está sendo agraciada porque todos os equipamentos estão aqui a serviço. Toda equipe de Abordagem está realizando trabalho na questão da entrada, da permanência dos meninos que estão na condição de catadores de recicláveis, e estamos fazendo essa intervenção. Percebemos a presença de crianças e adolescentes, mas com a presença dos seus responsáveis. Avaliamos esse primeiro dia como positivo, um dia tranquilo, mediante a toda assistência que foi dada ao evento”, avalia a conselheira tutelar do terceiro distrito, Tâmara Calazans.
LEIA A MATÉRIA COMPLETA , CLICANDO AQUI !
Reprodução: Portal Imprensa1
Fotos: Mateus Souza/PMA
Por: ASCOM [email protected]