Na manhã desta terça-feira, dia 07, o governador do Estado de Sergipe, Fabio Mitidieri (PSD), ao conceder uma entrevista ao radialista Narcizo Machado na FAN FM 99,7Mhz, admitiu que a polícia que fazia a segurança no Pré-Caju 2023, na Orla de Atalaia em Aracaju no último sábado, dia 04 de Novembro, errou no procedimento da abordagem a jovem, Thais Santos, e na oportunidade, o governador pediu desculpas a cidadã e declarou quer recepcioná-la no palácio para pedir desculpas de forma oficial.
A jovem curtiu a prévia carnavalesca na Orla de Aracaju, quando teria sido visualizada pelas câmeras de monitoramento que faziam o reconhecimento facial de pessoas com problemas com a justiça brasileira e em determinado momento, o sistema alertou que ela, “Thais”, era uma pessoa procurada. Uma equipe da polícia civil a abordou e depois de alguns questionamentos e verificações, teria sido constatado que tinha sido um engano.
Só que minutos depois, em outro ponto da festa, mais uma vez, o sistema acusou que havia naquele local uma pessoa com problemas judiciais e quando uma guarnição da Polícia Militar (PM) foi verificar e se deparou com “Thais”, que Ela tentou se explicar que havia um engano. nesse reconhecimento facial e que a mesma já tinha se explicado com os policiais civis que a tinha lhe abordado anteriormente. Só que mesmo assim, ela foi levada para Delegacia de Turismo e ficou detida por mais de três horas.
Traumatizada com a situação, após ser liberada mediante a mais um esclarecimento, a jovem postou um vídeo nas redes sociais repudiando a ação policial e pedindo justiça.
Na manhã desta terça-feira, 07, o governador declarou :
“Com base no reconhecimento facial, a ferramenta é passível de erro e que solicitou verificação dos procedimentos utilizados. A ferramenta do reconhecimento facial é importante e necessária para a segurança pública em todo o mundo, mas é passível de erro. A abordagem tem que ser humanizada. Peço desculpas publicamente em nome do governo e vou marcar reunião para recebê-la e pedir desculpas pessoalmente”, falou o governador Fabio Mitidieri, na FAN FM.
Por: Portal Imprensa1