Na próxima quarta-feira, 29, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), por meio da Superintendência de Proteção Animal (SupAnimal), inicia a primeira etapa do programa ‘Pet Saúde’, iniciativa que vai possibilitar o acesso de animais em situação de risco a atendimentos de urgência em redes conveniadas de saúde animal. A fase inicial do projeto será realizada em parceria com o Hospital Veterinário da Universidade Federal de Sergipe, via cooperação técnica.
A superintendente Proteção Animal, Kitty Lima, explica que a UFS entrará com a estrutura hospitalar, e a SupAnimal fará o encaminhamento de animais advindos do Cadastro Estadual de ONGs e Protetores. “No dia 29 de novembro, cinco cadelas fêmeas serão atendidas para castração. As fêmeas exigem uma estrutura de oxigenação e, no hospital, teremos a possibilidade de realizar esse tipo de atendimento”, disse, informando que o Pet Saúde é mais uma meta do Programa de Governo 2023-2026 que começa a ser executada.
“Ter o Hospital Veterinário já começando seu funcionamento junto à Superintendência de Proteção Animal é de extrema relevância. Inicialmente, começaremos a primeira etapa com as pessoas cadastradas que declararam não ter condições de arcar com o procedimento cirúrgico do seu animalzinho, ou algum exame e consulta. É com muita alegria que a gente agora vai ter mais esse parceiro, mais suporte para a população”, declarou Kitty Lima.
Em fase de elaboração, a segunda etapa do Pet Saúde consiste na contratação de clínicas particulares, por meio de chamamento público, para a oferta de serviços de saúde animal. O programa tem como objetivos ampliar e descentralizar os atendimentos aos animais domésticos em Sergipe. É importante destacar que o Governo do Estado continuará com as ações do Castramóvel nos municípios sergipanos por meio do “Sergipe é aqui”, levando castração e vacinação antirrábica para cães e gatos.
Acesse o Cadastro Estadual e saiba como ter acesso aos serviços. https://www.se.gov.br/semac/semac_cadastro_de_ongs_e_protetores_independentes
Por: Agência de Notícias de Sergipe