Na manhã desta sexta-feira (26), a Prefeitura Municipal de São Cristóvão , através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) realizou o evento “ConscienteMente Ambiental – Roda de Conversa sobre Educação Ambiental: Desafios e Perspectivas”. A iniciativa marcou as celebrações do Dia Mundial da Educação Ambiental e reuniu membros da comunidade, servidores públicos, educadores e estudantes universitários.
Durante a roda de conversa, foram abordados os desafios enfrentados na promoção da educação ambiental e exploradas perspectivas voltadas ao meio ambiente. As discussões visavam não apenas identificar obstáculos, mas também inspirar ações concretas para o desenvolvimento sustentável.
A secretária da Semma, Janine Menezes, conta que esse é o primeiro evento da secretaria em 2024, mas que será um ano de muitos momentos agregadores. “É a primeira ação do ano, e a secretaria vem promover um espaço de discussão, de troca de saberes, de experiências, em prol da educação ambiental, da sensibilização do cidadão e da população, em benefício ao meio ambiente”.
Em complemento, o coordenador de educação ambiental da Semma, Manoel Júnior, informou que o evento teve como objetivo juntar os multiplicadores da educação ambiental que compõem o município de São Cristóvão. “É importante sabermos quem são essas pessoas, para podermos trazer junto à prefeitura os agentes engajados nesse movimento em prol do meio ambiente e discutir juntos sobre questões da biodiversidade, ações climáticas, desertificação, desmatamento e, também, outras problemáticas específicas da cada localidade de São Cristóvão”.
O apicultor e meliponicultor, Edvaldo da Silva, foi um dos participantes do evento. Ele ressaltou a importância de participar de momentos como esse para aprender mais e compartilhar mais sobre as abelhas.
“As abelhas são essenciais para a agricultura, para a sobrevivência do ser humano no planeta, isso é pouco falado, pois todo mundo pensa que abelha é só ferroada e mel, mas ela é muito mais do que isso. Inclusive, até o SUS reconhece a parte da apiterapia como tratamento, como também alguns produtos vindo da abelha super benéficos à saúde.”
LEIA A MATÉRIA COMPLETA: CLICK AQUI !
Reprodução: Portal Imprensa1
Por:Secom de São Crsitovão