A Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), é referência no Nordeste em atendimento intensivo de pacientes vítimas de queimaduras. A unidade, única da rede pública em Sergipe, atendeu, entre janeiro e dezembro de 2023, o total de 178 pacientes com algum tipo de queimadura.
A UTQ conta atualmente com uma equipe de 65 profissionais, entre médicos de diversas especialidades, enfermeiros, técnicos de enfermagem, instrumentadores cirúrgicos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, psicólogos e profissionais da área administrativa.
Os casos mais comuns que chegam à unidade do Huse são as vítimas de queimaduras por álcool, eletricidade, óleo, água quente e líquidos superaquecidos. O álcool ainda é o principal vilão, chegando a 50% dos casos. Entre as crianças, as causas que mais predominam são os líquidos superaquecidos e, nos adultos, são as chamas de fogos, fogueiras, álcool e outros.
“É sempre muito importante alertar toda a população, porque sempre verificamos um aumento nos números de casos de queimaduras em decorrência dos churrascos, aos finais de semana, por conta das bebidas alcoólicas, levando a acidentes com a churrasqueira”, comentou a gerente da UTQ do Huse, a enfermeira Wandressa Nascimento.
A Unidade de Tratamento de Queimados conta com modernos aparelhos, entre eles, o dermaton, utilizado para transplante de pele. Além disso, ao chegar na unidade, após o atendimento inicial por um profissional de saúde, é avaliada a necessidade de internação do paciente.
“Caso precise, ele permanece no setor. Se for preciso uma intervenção cirúrgica, a vítima com queimadura é encaminhada para o procedimento. Os pacientes com situação mais grave ficam internados e, muitas vezes, passam por cirurgias plásticas. Já após o tratamento, caso não seja necessário o internamento, o paciente recebe alta hospitalar e é encaminhado para o Ambulatório de Retorno do Huse para acompanhamento de curativo de revisão”, explicou Wandressa.
Processo de recuperação
Durante a permanência na unidade hospitalar, os pacientes também recebem o tratamento de fisioterapia e, quando necessário, de fonoaudiologia. De acordo com a gerente da UTQ, o principal objetivo desse tipo de tratamento é evitar sequelas. “A queimadura causa retrações na pele, limitando os movimentos. Por isso, são trabalhadas as partes motoras e respiratória do indivíduo. Depois da alta, o paciente continua sendo atendido pela equipe do UTQ no ambulatório, onde recebe diversas orientações. Além disso, os queimados também podem ser encaminhados para cirurgia estética ou reparadora, para fisioterapia ambulatorial e para atendimento psicológico”, enfatizou.
Orientações
A gerente da UTQ do Huse, Wandressa Nascimento, destaca ainda o que deve ser realizado quando uma pessoa sofre uma queimadura. “Em casos de queimaduras térmicas, esfrie o local com água fria. Não use gelo, manteiga e nem creme dental. Cubra a queimadura com uma faixa esterilizada ou pano limpo. Além disso, remova anéis, cintos, sapatos e roupas antes de provocar algum inchaço no corpo. No entanto, caso a roupa grude na pele, não a remova, apenas corte cuidadosamente e retire a parte que não grudou. Queimaduras no rosto, mãos e pés devem ser sempre consideradas sérias e receber imediata atenção médica”, finalizou a enfermeira.
Por: Ascom/SES