![](https://imprensa1.com.br/wp-content/uploads/2024/02/LINDA-BRASIL-DENUNCIA-FALTRA-DE-ONIBUS-ESCOLAR-e1708452780554.jpeg)
A deputada Linda Brasil (PSOL) usou a tribuna da da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) nesta terça-feira, 20, denunciar à situação atual do Colégio Francisco Portugal, localizado no bairro da Farolândia, em Aracaju. Em virtude de uma reforma na unidade de ensino, a comunidade estudantil foi transferida para o prédio da antiga Escola Parque, no bairro Salgado Filho.
Para atender a demanda de deslocamento, o transporte escolar foi acionado. Mas de acordo a parlamentar, não apresenta a infraestrutura necessária. “O transporte escolar que deveria levar os/as estudantes até a instituição escolar não contava com monitores para acompanhar as crianças e nem garantia de acessibilidade para pessoas com deficiência. Segundo imagens divulgadas nas redes sociais, em alguns casos, o número de estudantes por poltrona excedia o limite definido pelas normas de segurança”, explicou Linda Brasil.
Ainda de acordo com a deputada Linda Brasil, o novo espaço destinado a instituição de ensino não oferece estrutura para a construção de um processo pedagógico. “São janelas do andar superior sem grade de proteção, banheiros desativados, corrimão danificado, lixo próximo ao bebedouro e ambientes insalubres, expressando mais uma vez o total desrespeito por parte do Executivo a toda comunidade escolar: são famílias apreensivas pela falta de segurança, docentes exercendo o magistério em condições precárias e estudantes sem acesso a uma educação de qualidade”, ressaltou Linda Brasil.
A parlamentar citou que diversos estudos alertam para a interferência do ambiente na qualidade do ensino e da aprendizagem, contribuindo, inclusive, com o índice de evasão escolar. “Diante deste cenário lastimável, é necessário que o Estado de Sergipe cumpra o seu dever constitucional de garantir não apenas o acesso e permanência no ambiente escolar, mas que esta educação seja ofertada com qualidade sendo destinado todo aporte de recursos necessários para o cumprimento das metas previstas no Plano Estadual de Educação”, declarou Linda Brasil.
Reprodução: Portal Imprensa1
Por: Junior Matos/Alese