A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), no final da manhã desta quinta-feira, dia 03, realizou uma sessão especial para homenagear os 50 anos da Petrobras em Sergipe, quando no ano de 1963, foi encontrado o primeiro poço de petróleo no município de Carmopolís, região norte do Estado.
A referida homenagem partiu de uma propositura da deputada estadual, Susan Azevedo (PSC), e que contou com o apoio de todos os parlamentares da casa.
Ao fazer o uso da tribuna, a autora da propositura destacou que a homenagem a Petrobras era mais justa pelo seu papel na economia sergipana .
“Iniciadas as atividades de perfuração e, com indícios da presença do ouro negro no estado, logo foi descoberto o poço de Carmópolis, uma reserva aproximada em torno de 100 milhões de barris e é a maior área terrestre do país em volume recuperável de petróleo”, explica a parlamentar.
Na oportunidade, a deputada Susana registrou a presença daqueles que prestigiaram a sessão especial, como os ex-petroleiros José Francisco Barreto Sobral e Heronides Barros Dias. “Representam tantos outros ex-petroleiros, homens e mulheres que se dedicaram e deixaram seus estados em busca do petróleo em Sergipe para marcar a história deste estado e da maior estatal brasileira em solo sergipano”.
Susana lembrou ainda a iniciativa do seu pai, ex-deputado Tertuliano Azevedo, que em abril de 1948, quando era diretor do jornal Tribuna Estudantil, publicava editorial de sua lavra com o título “Lutem em defesa do nosso petróleo”, antevendo a descoberta do ‘ouro negro’ em Sergipe.
Toda a historia da empresa no Estado de Sergipe, foi explicitada pelo gerente de Planejamento e Gestão da unidade SE/AL, Márcio Sobral Porto. Que em seu discurso, declarou estar muito emocionado. “É contagiante ouvir os colegas pioneiros. Eles foram os primeiros a ver o ouro negro no poço de Carmopolis-1, tombado, e que ainda produz”, destacou.
Na oportunidade, alguns parlamentares fizeram o uso da palavra :
A deputada estadual Conceição Vieira disse que a colega Susana Azevedo foi feliz em destacar o papel da empresa, que tem tido gestões comprometidas com a melhoria da produção em Sergipe. “Tivemos momentos de fragilidade e com a chegada do presidente Lula esses investimentos cresceram. Me conforta ouvir que a empresa está fazendo descobertas e fazendo a recuperação dos poços terrestres”, disse.
O deputado Antônio dos Santos, funcionário da Petrobras, disse que estava alegre em ver os pioneiros. “Como integrante da Petrobras, a exemplo de Arnaldo Bispo e Francisco Gualberto, afirmo que a Petrobras não produz só petróleo, produz também bons políticos.
Temos vários companheiros à nível nacional que ocupam cargos públicos”, comentou. O deputado disse ainda que sempre defendeu a permanência da atividade de petróleo em Sergipe. “Com a chegada da Petrobras, houve aumento do PIB de Sergipe em 42%. A Petrobras cumpre um papel social dos mais importantes”.
Os deputados estaduais Maria Mendonça e Arnaldo Bispo afirmaram que a empresa cumpre um papel social importante e se tornou essencial para a economia do Estado. Arnaldo Bispo lembrou sua passagem pela Petrobras, atuando na região Norte, e destacou o fato da estatal investir no social e sempre buscar o avanço tecnológico.
Readaptação e reprodução: Imprensa1.com.br
Fotos: Imprensa1
Fonte: Dilson Ramos, da Agência Alese