O deputado Chico do Correio (PT) subiu à Tribuna, nesta quinta-feira, 18, para falar sobre os problemas com o abastecimento de água no sertão do estado. Ele informou que tratará sobre o tema com o governador do estado, Fábio Mitidieri (PSD), na próxima semana.
“O inverno está chegando, mas o problema ainda não foi solucionado e a gente percebe que só há um caminho: fiscalização da rede. Não há falta de água na rede, precisa de fiscalização e quem tem o poder para fazer isso é o Governo do Estado através da Deso. Onde se conseguiu fazer um mínimo de fiscalização, a água está chegando”, afirmou.
Ele citou Porto da folha como exemplo de bom funcionamento após fiscalização. O parlamentar disse que é preciso saber se há desvio ou vazamento de água, já que os números não se equivalem quanto à retirada do rio e entrega às residências.
“A água que sai do rio são três a quatro milhões de litros por mês, a Deso entrega e quando emite o talão no final do mês só tem 50% do que saiu de lá, então tem vazamento, tem desvio, tem seja lá o que for. Quem tem que tomar providência é o gestor: Governo do Estado e Deso”, falou.
Ele ainda acrescentou que muitas das casas usam a água sem registro e explicou que isto precisa ser regularizado. “Tem município em Sergipe com oito mil domicílios e só quatro mil hidrômetros. Quem não tem hidrômetro, está usando a água em abundância, jogando fora, mas na hora que tem hidrômetro e que ele vai ter que pagar, vai regrar e a água vai sobrar na rede. São soluções simples e que precisam do apoio do Governo do Estado”.
Foto: Jadilson Simões/Alese
Por: Wênia Bandeira/Alese