Por quê a mulher de Apocalipse 12 é a igreja apostólica? (e não Maria, mãe de Jesus como alguns pretendem)
1. O Apocalipse é um livro simbólico e aqui se utiliza claramente de símbolos (Dragão, mulher de asas, rio ajudando a mulher etc.)
2. É visto um ‘sinal’ no céu (v.1) e não uma pessoa no céu; se Maria estivesse no céu, João mencionaria.
3. É dito que “o seu filho foi arrebatado para Deus até ao seu trono” (v.5), e nada sobre a suposta ‘mãe’ deste filho.
4. A mulher é levada ao deserto por 1260 dias; em profecia isso equivale a 1260 anos – isso certamente não se aplica ao tempo de vida de Maria.
5. O evento descrito como “a serpente arrojou da sua boca, atrás da mulher, água como um rio, a fim de fazer com que ela fosse arrebatada pelo rio” não corresponde a nada na vida de Maria, mas se aplica ao período de perseguição da igreja na Europa.
6. “A terra, porém, socorreu a mulher; e a terra abriu a boca e engoliu o rio que o dragão tinha arrojado de sua boca”; também não se aplica a vida de Maria, mas ao período em que a igreja encontra exílio seguro na América.
7. “Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência” – a descendência de Maria não foi a única perseguida pelo Dragão; mas os crentes de todas as épocas sofreram perseguições de diferentes formas.
8. “sua descendência” – se aplica-se a Virgem Maria (como postula a teologia católica), que descendentes seriam esses da Virgem? Houve mais nascimentos virginais de Maria? Incoerente.
9. “sua descendência, os que guardam os mandamentos” – essa descendência da ‘mulher’ ou igreja obedece aos mandamentos de Deus; ou seja não adoram imagens (2º mandamento) e adoram no sétimo dia (4º mandamento), artigos da Lei que foram literalmente mudados pela teologia católica que admite adoração de imagens e culto aos domingos.
10. “sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus” – a teologia católica ‘testemunha’ mais de Maria do que de Jesus. Maria esta morta, aguardando a ressurreição. Não esta no céu. O único que esta no céu a direita de Deus é Jesus – “E o seu filho foi arrebatado para Deus até ao seu trono” 12:5.
11. De Jesus é dito que “o Cordeiro que se encontra no meio do trono os apascentará e os guiará para as fontes da água da vida. E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima” 7:17. Ou seja quem intercede e zela pela ‘descendência’ dos crentes é Jesus. Maria não tem função intercessora.
12. “Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem” 1 Timóteo 2:5. Nosso mediador é um HOMEM e não uma mulher. Na teologia Paulina, Jesus é o Mediador entre Deus e o homem. Maria a mãe de Jesus é mencionada só uma vez fora dos Evangelhos (Atos 1:14).
E isso não se refere a sua ascensão ao céu.
Foto ilustrativa: http://www.institutogamaliel.com e http://profecianews.blogspot.com.br/2011/08/
Fonte: http://www.bibliaonline.com.br/acf/ap/12