A Secretaria de Justiça e Defesa do Consumidor (Sejuc) e o Instituto de Identificação Papiloscopista Wendel da Silva Gonzaga (IIWGS) estabeleceram uma parceria para implantar dois postos de emissão de documentos de identidade para presos e egressos do sistema prisional em Sergipe. Os postos funcionam na Unidade de Custódia Psiquiátrica (UCP) em Aracaju e no Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copemcan) em São Cristóvão. O objetivo é facilitar o acesso à documentação civil básica dos detentos.
A ação, coordenada por Jackson Francisco da Sejuc, descentraliza o atendimento, anteriormente realizado por equipes móveis, para dentro das unidades prisionais. Equipes do IIWGS treinaram profissionais da Sejuc para a coleta de dados biométricos e biográficos.
Os pontos de atendimento, inaugurados há um mês, funcionam de segunda a sexta-feira mediante agendamento e já realizaram 160 atendimentos, emitindo 76 carteiras de identidade e com 84 em produção.
A iniciativa beneficia presos como W.F.S., que conseguiu emitir seu documento para matricular-se em uma faculdade. A secretária Viviane Pessoa ressaltou a importância do serviço para garantir direitos e acesso a políticas públicas, com planos de expandi-lo para outras unidades prisionais.
Foto: Ascom/Sejuc
Por: Agência de Notícias de Sergipe