O Conservatório de Música de Sergipe (CMSE), localizado na rua Boquim, no Centro de Aracaju, transforma o ambiente com as notas musicais de seus alunos. Fundada em 1945, a instituição oferece, gratuitamente, cursos técnicos, de formação, musicalização, oficinas e cursos rápidos, disponibilizando cerca de 600 vagas anualmente. Recentemente, o prédio foi reformado e modernizado com um investimento de R$ 3,7 milhões do Governo de Sergipe.
O CMSE oferece cursos técnicos em canto e em 17 instrumentos, capacitando músicos para o mercado profissional. O diretor da instituição, Heitor Mendonça, destacou a importância do conservatório na profissionalização dos artistas sergipanos e no desenvolvimento da cadeia produtiva da música no estado.
Casos de sucesso, como o do professor de piano Rinaldo Lima, que foi aluno do CMSE, inspiram novos talentos. Alunos como Sofia Almeida, de 16 anos, que aprendeu piano após participar de oficinas, relatam os benefícios da música, desde o aprimoramento técnico até o desenvolvimento pessoal.
As aulas de musicalização, voltadas para crianças a partir do 1º ano do ensino fundamental, foram retomadas, com novos professores contratados pela Secretaria de Educação de Sergipe. Para Cândida Santos, uma das novas docentes, o papel do professor é despertar o encanto pela música desde cedo, algo fundamental para a formação de futuros músicos.
O CMSE realiza processos seletivos anualmente, com inscrições abertas entre dezembro e janeiro, além de oportunidades esporádicas para cursos rápidos e oficinas.
Foto: Erick O’Hara
Por: Imprensa1