Nesta terça-feira, 17, o governador Fábio Mitidieri entregou 30 das 60 ambulâncias destinadas ao reforço do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe). Com essa nova frota, o Samu 192 garantirá cobertura completa em todo o estado.
As ambulâncias foram adquiridas por meio de contrato de locação, sendo 11 Unidades de Suporte Avançado (USA) e 19 Unidades de Suporte Básico (USB). Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), o Samu atende 300 mil chamadas e realiza 60 mil atendimentos anualmente.
O governador destacou a importância da modernização da frota e ressaltou que Sergipe destina 17% dos recursos públicos para a saúde, superando os 12% exigidos por lei. “Essas novas ambulâncias também beneficiarão nossas bases no interior e modernizarão nossa frota. Esta semana, entregamos vários equipamentos novos para melhorar nossa infraestrutura e humanizar os atendimentos”, afirmou Mitidieri. Ele explicou que a locação de veículos é um modelo mais ágil e econômico, adotado em vários estados brasileiros.
O superintendente do Samu 192 Sergipe, Dênison Pereira, considerou a chegada das ambulâncias um avanço crucial, destacando que veículos novos e equipados permitem uma resposta mais rápida e eficiente. O secretário de Estado da Saúde, Cláudio Mitidieri, também enfatizou que a expectativa é de que todos os municípios com serviço do Samu sejam contemplados com as novas viaturas.
As ambulâncias serão alocadas nas bases de Poço Redondo, Nossa Senhora do Socorro, Itabaiana, Boquim, Porto da Folha, Propriá, Canindé de São Francisco, Nossa Senhora da Glória, Tobias Barreto, Rosário do Catete, Capela, Nossa Senhora das Dores, Lagarto, Monte Alegre de Sergipe, Simão Dias, Indiaroba, Ribeirópolis, Neópolis e Polícia Rodoviária Federal. Das 30 ambulâncias entregues, 21 estão prontas para operação imediata e 9 estão aguardando finalização burocrática.
Além de emergências e urgências, o Samu 192 Sergipe realiza remoções inter-hospitalares, interestaduais para Tratamentos Fora de Domicílio (TFD), e remoções para internações compulsórias. Em 2023, o Samu fez aproximadamente 60 mil atendimentos e recebeu 300 mil ligações pela Central de Regulação de Urgência (CRU).
Fotos: Arthur Soares e César de Oliveira
Por: Imprensa1