A empreendedora Kris Lucena, dona da Pretuskinha Arteira e membro da Rede Sergipana de Mulheres Empreendedoras, foi a selecionada no Estado para participar da etapa nacional da 37ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade 2024, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Esse prêmio nacional é dedicado a reconhecer projetos que valorizam e preservam o patrimônio cultural brasileiro.
Este ano, o tema é “Visibilidade de Gênero na Economia do Patrimônio”, e Kris concorre com o projeto ‘Sergipanidade Entre Linhas’. Através desse projeto, ela ensina a técnica artesanal do amigurumi, unindo a arte à nossa rica cultura sergipana. Durante quatro dias de oficinas, Kris transmitiu conhecimentos sobre a confecção de peças inspiradas em figuras icônicas como o Lambe-sujo e Caboclinho, as Taieiras e o Parafuso.
O projeto, destinado principalmente a mulheres, teve uma grande adesão, contando com 75 inscrições para apenas 40 vagas, mostrando o grande interesse pela tradição de Sergipe. “Tenho muito carinho pelo ‘Sergipanidade Entre Linhas’ e fiquei feliz em ser selecionada para um prêmio como este. Mostrar a nossa rica cultura e o trabalho que desenvolvo é fundamental para mim”, destaca Kris Lucena.
Para a coordenadora do projeto Rede Sergipana de Mulheres Empreendedoras, Isabele Ribeiro, é muito gratificante ver o trabalho de mulheres sergipanas se destacando. “Ficamos muito felizes em ver Kris, uma pessoa que faz parte do nosso projeto, sendo selecionada para este importante prêmio. Temos certeza que o empreendedorismo é um caminho viável para a nossa economia em várias esferas”, diz Isabele.
Reprodução: Portal Imprensa1
Por: Obará Comunicação Integrada
Assessoria de Imprensa
Contato: (79) 9 9850-5863