Pela primeira vez, o Estado de Sergipe recebeu uma etapa da principal prova de triatlo da América Latina, o Ironman. O evento foi realizado na capital, Aracaju, na manhã deste domingo, 24, e contou com a participação de cerca de 1.150 competidores de 12 países para a disputa da modalidade 70.3, que engloba 1,9 quilômetros de natação, 90 quilômetros de ciclismo e 21,1 quilômetros de corrida. O Ironman 70.3 em Aracaju recebeu apoio do Governo
Sergipano no pódio
A estreia da competição em terras sergipanas foi marcada pela conquista do triatleta sergipano Rômulo Menezes, que alcançou o terceiro lugar no pódio geral masculino. Praticante da modalidade há 12 anos, o atleta contou que esta foi a terceira vez em que competiu no Ironman. Para a etapa em Aracaju, foram seis meses de preparação a fim de garantir o tão desejado pódio.
“Eu abri mão de muita coisa para estar aqui hoje, e, graças a Deus, deu certo. Faço triatlo há 12 anos, mas parei na época da pandemia e, há um ano e meio, voltei para o triatlo. Agora fui agradecido com esta etapa do Ironman aqui, e não pensei duas vezes em fazer a prova na minha terra, com a minha torcida”, comemorou Rômolo.
Além de vibrar pela realização pessoal, o sergipano também destacou os benefícios da realização do evento para o estado. “O Ironman é a prova de triatlo que tem mais gente. Hoje tem mais de 1.100 atletas de vários estados, de vários países. Isso faz as pessoas virem conhecer nosso estado, nossa cultura, nossas belezas, nossas festas, e muitas delas voltam mais vezes para aproveitar”, complementou.
Outra sergipana veterana no Ironman é a triatleta Tatiana Oliveira, que desta vez competiu na modalidade de revezamento em equipes. “Esta é a minha quarta prova, mas correr no lugar onde eu estou acostumada a treinar é sensacional. Estamos acostumados a viajar para fazer essa prova fora, e desta vez nós que estamos recebendo nossos amigos, então é uma alegria imensa. Além disso, há o fomento ao esporte, que é uma ferramenta social muito importante; a quantidade de gente que se engajou para treinar para esta prova quando ela foi anunciada foi muito grande. E também é muito bom para o nosso turismo, pois tem muita gente de fora, do Brasil e do mundo todo”, colocou.
CONFIRA OS RESULTADOS:
Masculino
- Santiago Ascenço (BRA), 3h57min53
- Flávio Queiroga (BRA), 4h10min00
- Rômulo Mendonça de Menezes (Seergip/BRA), 4h10min19
Feminino
Como apontado por ela, entre os mais de mil competidores, a grande maioria veio de outros estados do Brasil, a exemplo de Gabriel de Lima, de Brasília (DF). Em Sergipe pela primeira vez, esta foi a quarta vez que o triatleta participou do circuito 70.3 do Ironman. Neste domingo, ele alcançou seu melhor resultado na prova até então, e atribuiu parte desta conquista à boa organização do evento em Aracaju.
“Fiz alguns treinos na cidade, pedalei, corri, e agora vou aproveitar para curtir. Até agora, foi a melhor prova que eu fiz. A melhor organização que já encontrei foi em Sergipe. As pessoas também são muito educadas no trânsito, o que ajudou tanto para treinar quanto para fazer a prova, além da torcida maravilhosa. E Aracaju é uma cidade maravilhosa, tanto que me ajudou a fazer meu melhor tempo até hoje no Ironman”, considerou.
FOTOS: https://www.instagram.com/brasilironman/
Reprodução: Portal Imprensa1
Por: https://www.se.gov.br/noticias/esporte-lazer/ironman_70_3_consolida_sergipe_