No último dia 10 de janeiro, a prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, sancionou a Lei nº 6.126, de autoria do vereador Anderson de Tuca (União Brasil). A legislação institui o selo “Empresa Amiga do Autista”, um reconhecimento destinado a empresas que se destacam em ações de inclusão social voltadas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A concessão do selo exige que as empresas atendam a critérios específicos, como:
Inserir pessoas no espectro autista no mercado de trabalho;
Contribuir com ações de conscientização sobre o autismo na comunidade;
Promover iniciativas internas de inclusão e acolhimento.
Para obter o selo, as empresas precisam cumprir pelo menos dois desses critérios, evidenciando seu comprometimento com a inclusão social e a sensibilização para o tema.
O vereador Anderson de Tuca, em conversa com a prefeita Emília Corrêa, destacou que estão definindo como será elaborado o selo e de que forma ele será apresentado aos empresários e à população. “Estamos trabalhando para que esse selo não apenas reconheça as empresas inclusivas, mas também funcione como um incentivo para que outras se engajem na causa. Em breve, anunciaremos todos os detalhes sobre sua implementação”, afirmou o vereador.
A sanção da lei foi amplamente comemorada por entidades e familiares de pessoas com TEA, que veem na iniciativa uma oportunidade de fortalecer a conscientização, ampliar as oportunidades de inclusão no mercado de trabalho e promover mudanças significativas na sociedade.
Foto: Diane Queiroz
Por: Letícia Mendonça